Desde o lançamento do Plano de Mobilidade Urbana, diversas melhorias vêm sendo implementadas pela atual gestão. Pensando no bem-estar dos valadarenses, na segurança pública e em uma maior fluidez no trânsito, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), realizou a inauguração do Centro de Operações Integradas (COI), na manhã de hoje (17).
A solenidade contou com a presença de diversos representantes de órgãos de segurança pública e da sociedade civil. O diretor do Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário (DTTSV), Messias Ferreira Rocha, relatou que o COI tem como finalidade visualizar todas as demandas do trânsito: “O intuito é a desobstrução de via e verificar a mobilidade urbana, de forma a otimizar o tempo de deslocamento da população”.
O COI possibilita, juntamente com esse novo parque semafórico inteligente, realizar uma contagem de veículos automatizada. Na oportunidade, o prefeito André Merlo destacou a dificuldade com os semáforos anteriores e reforçou os benefícios dessa automatização.
“Antigamente, a contagem do tráfego era manual. As pessoas eram contratadas para voltar em esquinas contando a quantidade de veículos. Hoje temos um sistema inteligente em que, caso uma via esteja cheia e a outra vazia, o sinal rapidamente muda”.
O Centro atua em aproximadamente 40% dos 178 cruzamentos que têm semáforos na cidade, fazendo com que trajetos longos como a ida do centro ao início do bairro Santa Rita sejam cumpridos em poucos minutos. Robson Campos, secretário da SMOSU, destacou que esse parque semafórico inteligente também impactará na saúde e segurança pública. “Já existem programas de onda verde para acesso da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU, em caso de emergências”, disse.
Para os órgãos de segurança pública, a novidade traz uma potencialização das suas ações. Segundo o Tenente José Otávio Júnior, do Pelotão de Trânsito de Governador Valadares, “o Centro é um investimento de muito retorno social para a comunidade e todos os munícipes. A Polícia Militar é parceira para potencializar essa ferramenta ainda mais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”.
Para Marcos de Alencar Miranda, Delegado de Polícia, Titular da 5ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), o trabalho do COI vem para somar com o que já vem sendo desenvolvido pelos diversos setores de segurança. “É um projeto de vanguarda; tenho certeza que ele servirá de exemplo para todas as cidades do porte de Valadares e da região”, declarou.