Prefeitura de Ipatinga reestrutura Policlínica e renova o Centro de Especialidades Odontológicas

Foto: divulgação PMIpatinga

Prefeitura de Ipatinga reestrutura Policlínica e renova o Centro de Especialidades Odontológicas

28 de junho de 2024 Off Por capitaldosvales

Unidades foram inteiramente reformadas e equipadas. Investimentos incluem modernização da farmácia e aquisição de mamógrafo digital, entre outros aparelhos.
Unidades foram inteiramente reformadas e equipadas. Investimentos incluem modernização da farmácia e aquisição de mamógrafo digital, entre outros aparelhos.

A Policlínica Municipal de Ipatinga, no bairro Cidade Nobre, foi reinaugurada nesta quinta-feira (27) com uma série de melhorias que vão transformar a qualidade do atendimento oferecido à população. Entre as principais novidades, destacam-se a reestruturação da farmácia e a aquisição de um mamógrafo digital. Junto à unidade, também foram completamente renovadas as instalações do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O valor investido foi de aproximadamente R$ 3,5 milhões, provenientes de emenda impositiva e recursos do Finisa – programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento da Caixa Econômica Federal.

As obras de reforma incluíram a renovação de pisos internos e calçadas externas, promovendo maior segurança e acessibilidade física para pacientes com deficiência. A recepção foi totalmente reestruturada, agora com uma sala de espera mais confortável para os usuários agendados. Além disso, foram criadas mais dez salas para atendimento, otimizando o espaço físico da Policlínica.

Um sistema de ar-condicionado central e iluminação padrão hospitalar foram instalados para melhorar o ambiente interno. A aquisição de um moderno aparelho de raios-X digital traz mais agilidade e confortoaos serviços de radiologia, além de serambientalmente sustentável, evitando a produção de lixo tóxico.

O prefeito Gustavo Nunes destacou a importância das melhorias para a população. “A administração está investindo em saúde pública de qualidade, com foco no acolhimento e na comodidade dos nossos cidadãos. A reestruturação da Policlínica e a modernização dos serviços oferecidos são passos significativos para um atendimento mais humano e eficiente”, acentuou.

Farmácia e mamógrafo digital

A farmácia da Policlínica também passou por completa reestruturação, com espaço para oferecer atendimento para Componentes Especializados, o que elimina a necessidade de deslocamento dos pacientes até Coronel Fabriciano para obter medicamentos disponibilizados pelo Governo Federal.

A aquisição de um mamógrafo digital é outro grande destaque. O serviço de mamografia,após quase oito anos sem ser ofertado pelo município, está sendo retomado diretamente pela Prefeitura. “Há muitos anos não tínhamos esse serviço no município. Antes, era totalmente terceirizado. Agora, os pacientes sairão da consulta com a mamografia agendada e realizarão o exame e laudos na própria Policlínica”, comemorou o prefeito Gustavo Nunes.

Renovação do CEO

O Centro de Especialidades Odontológicas também foi completamente renovado. A reforma incluiu a modernização da infraestrutura, com novos pisos, tetos, pintura, bancadas e armários.

O CEO agora conta com 11 novas cadeiras odontológicas, incluindo uma específica para raios-X, além de modernos aparelhos odontológicos, autoclaves, ultrassons, fotopolimerizadores, kits de peça de mão, bombas a vácuo e compressores. Também recbeu uma cabeceira biarticulada que permite o atendimento de pacientes cadeirantes em suas próprias cadeiras de rodas. Esses recursos não apenas

facilitam o trabalho dos profissionais de saúde, mas também melhoram a qualidade do atendimento ao usuário.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, também ressaltou os benefícios. “Essas mudanças não só ampliam e agilizam os atendimentos, mas também garantem mais conforto e qualidade nos serviços prestados. Estamos comprometidos em oferecer uma saúde pública de excelência para toda a população “, reforçou.