Depois de ver sua imagem desgastada e sua terra devastada pela lama da barragem de Córrego do Feijão, em 2019, a cidade de Brumadinho busca novas formas de reestruturar o turismo e uma delas é a inauguração do pórtico no último dia 17 de dezembro, aniversário do município.
Para os próximos meses, um segundo pórtico, desta vez instalado na entrada norte da cidade, nas proximidades do Parque do Rola Moça, entrada do distrito de Casa Branca, será entregue à população e aos turistas que visitam a cidade.
Este segundo pórtico terá dimensões menores, mas não menos imponentes, como sempre foram as obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Ele terá 36 metros de comprimento, 6 de largura e 5.6 de altura. os pórticos serão atrativos a mais para a cidade, se aliando ao modernismo do Museu de Inhotim e as igrejas e ao casario barroco tombados de Brumadinho.
O novo pórtico terá a mesma estrutura do portal instalado na Rodovia Fernão Dias, contando também com uma Casa do Turista, com receptivos para visitantes da cidade, o Espaço Oscar Niemeyer, com fotos do arquiteto e suas obras mais importantes, e espaço para exposições, área de convivência e espaço para desenvolvimento de atividades educacionais e culturais.
Em uma segunda etapa, os pórticos abrigarão também bases de apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, levando mais segurança para moradores e turistas que frequentam o espaço.
Leia também: Município de Brumadinho em Minas ganhará obras inéditas de Oscar Niemeyer
“Fizemos apenas a parte final dos projetos e suas adequações para a cidade de Brumadinho, que ganha duas obras inéditas de meu avô. Vale lembrar que os pórticos foram projetados a quatro mãos. Jair Valera é o responsável técnico pelas obras”, adianta Kadu Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer.