Obras da segunda fase do Pórtico Oscar Niemeyer avançam em Brumadinho

0
11
Foto: ilustração
- Publicidade Cadastro Escolar 2025 -

Obra acontece com recursos oriundos da indenização do dano moral que a Vale pagou pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão no município e vitimou 272 pessoas.

Já pode ser visto, a segunda fase da execução da  construção do primeiro  Mega Pórtico OSCAR NIEMEYER ,na entrada do município de Brumadinho.A obra já está sendo  construida na , entrada do distrito de Casa Branca no sentido de quem sai  de BH. A demanda   foi aprovada pelo Comitê de Gestão do Ministério do Trabalho em Minas(MPTMG ) e  a Associação dos Familiares de Vítimas dos  atingidos pelo rompimentos da Barragem da Mina Córrego do Feijão ( AVABRUN) . O projeto tem  a  iniciativa do empresário  José Cícero da Silva (Yco), que é o presidente do Instituto Artes Brasil, responsável pela obra, com sede no Condomínio Casa Branca, próximo ao Parque Rola Moça. 

A primeira fase do Pórtico foi inaugurada no dia 17 de dezembro de 2023. O evento contou com a presença de inúmeras autoridades municipais e estaduais, além de formadores de opinião e moradores da cidade. Segundo o empresário cultural, e presidente da Arte Brasil, José Cícero, o Yco, um dos responsáveis pelo empreendimento, ele fez apenas seu papel como morador e amante da cidade de Brumadinho.  

 

“Estou nisso há 40 anos, vivendo de arte e cultura, é o que eu sei fazer. Isso não é só um pórtico, é uma obra de arte e nós somos parceiros do Instituto Oscar Niemeyer há mais de 20 anos e com isso consolidou o projeto”, informa.  

Ele lembra ainda que a construção do portal é um desejo antigo e que sofreu pressões de vários lados para que não fosse a frente. “Sou filho de um soldado de guerra, então, está no meu sangue. Não é para qualquer um fazer, não, tem que ter know how mesmo, tem que aguentar a pressão de todo lado. Eu aguentei todo tipo de pressão de alguns que, inclusive, mais radicais de que isso não poderia ser viabilizado, mas a minha resposta é a obra que está aí”, pontua. 

Yco ressalta a importância das parcerias com os entes estaduais e, principalmente, com a Associação dos Familiares de Vítimas Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão de Brumadinho (Avabrum). “Sem a Avabrum, sem o comprometimento de cada pessoa que perdeu parentes aqui, nada disso teria acontecido. Repito, sem a Avabrum, esse portal não seria erguido”, explica.  

Andreza Rodrigues, presidente da Avabrum, perdeu seu filho único no rompimento da barragem, e não quer que a cidade fique conhecida apenas como aquela que foi devastada pela lama. “Queremos que Brumadinho seja conhecida como uma cidade próspera, feliz, com várias possibilidades culturais e uma população que pode se reerguer e se ressignificar”, afirma.  

O Prefeito de Brumadinho, Neném da Asa, ressaltou que o trabalho para a implantação do pórtico vem desde o ano de 2019 e o Executivo municipal trabalhou incansavelmente para que ele ficasse pronto no aniversário da cidade. “Trabalhamos muito para mostrar que Brumadinho é muito mais do que se pensa ou do que se imagina. A tragédia é um marco em nossa história, uma lembrança triste e dolorosa que jamais esqueceremos e pela qual lutamos por justiça. O portal vem coroar esse trabalho. Será uma referência e mostra a nossa grandiosidade logo na entrada da cidade”, comemora Neném da Asa.  

O investimento total é de R$ 22,8 milhões, com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho. O pórtico tem grandes dimensões, sendo que o que dá acesso à rodovia Fernão Dias possui 47 metros de comprimento, 8 metros de largura e 5.6 metros de altura.  

O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Jair Valera, que trabalhou com Oscar durante 40 anos e o pórtico foi pensado para a cidade de Niterói (RJ), sendo adaptado para Brumadinho a pedido do empresário Cícero Yco. 

 

- Publicidade capital -