AO VIVO – Eleição da Mesa Diretora da Câmara

0
3
Baleia Rossi (MDB-SP),Arthur Lira (PP-AL), /Divulgação
- Publicidade Cadastro Escolar 2025 -

A Câmara dos Deputados realiza a eleição da Mesa Diretora que vai conduzir as atividades da Casa no biênio 2021-2022. Conforme decisão da Mesa, a eleição será totalmente presencial, com urnas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento.

A Mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes. Os votos para os cargos da Mesa só são apurados depois que for escolhido o presidente.

De acordo com o Regimento Interno, a eleição dos membros da Mesa ocorre em votação secreta e pelo sistema eletrônico, exigindo-se maioria absoluta de votos (metade mais um) no primeiro turno e maioria simples no segundo turno.

Conforme questões de ordem respondidas em 2009 e 2011 pelos ex-presidentes Arlindo Chinaglia e Henrique Eduardo Alves, respectivamente, a maioria absoluta se refere ao total de votantes e não ao total de integrantes da Casa. No cálculo são computados eventuais votos em branco. A decisão diz que são excluídos os votos nulos, mas não há essa opção no sistema eletrônico de votação.

O presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022 será escolhido entre nove candidatos: Arthur Lira (PP-AL), lançado por bloco de 11 partidos com 236 deputados ao todo; Baleia Rossi (MDB-SP), lançado por bloco de dez partidos com 210 deputados; e os seguintes candidatos:  André Janones (Avante-MG); Alexandre Frota (PSDB-SP); Fábio Ramalho (MDB-MG); General Peternelli (PSL-SP); Kim Kataguiri (DEM-SP); Luiza Erundina (Psol-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

Integram o bloco de Lira, que é o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, os seguintes partidos: PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante.

Já o bloco de Rossi é formado pelos seguintes partidos: PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.

Para os demais cargos, registraram candidatura os seguintes parlamentares: – 1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM); – 2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE); – 1ª secretaria: Marilia Arraes (PT-PE) e Léo Motta (PSL-MG) como avulso; – 2ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS); – 3ª secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE) e Vitor Hugo (PSL-GO) como avulso; – 4ª secretaria: Joenia Wapichana (Rede-RR) e Júlio Delgado (PSB-MG) como avulso.

Os candidatos à suplência são: Eduardo Bismarck (PDT-CE), Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Alexandre Leite (DEM-SP) e, como avulso,  Flavio Nogueira (PDT-PI).

Fonte: Agência Câmara

- Publicidade capital -