Temperaturas altas exigem cuidados redobrados

0
10
- Publicidade Cadastro Escolar 2025 -

Embora o verão ainda não tenha começado, os dias de calor estão chegando com força total em várias cidades do Brasil, incluindo Governador Valadares (que já é uma cidade quente), e a atenção com a saúde, especialmente de crianças e idosos, deve ser redobrada diante das altas temperaturas e da baixa umidade relativa do ar.

Confira algumas dicas que a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece para que a população consiga enfrentar essas ondas de calor:

Foto: Igor Rocha

– A principal delas é manter a hidratação! Isso porque, com o tempo quente, as pessoas acabam perdendo muito líquido e sais minerais através da transpiração. Portanto, abuse dos líquidos, principalmente, dos sucos naturais. E evite bebidas alcóolicas, refrigerantes e cafés. No caso das crianças, elas precisam ser lembradas de tomar água e/ou outro líquido; mesmo quando estiverem brincando. E o hábito pode ser incentivado utilizando-se de garrafinhas coloridas ou com personagens que a criança goste.

Uma forma de saber se a criança está hidratada ou não é avaliando a cor do xixi dela: urina mais escura pode significar que a criança necessita de mais água. Além disso, criança muito irritada, fazendo pouco xixi, com a boca seca, com pouca ou nenhuma saliva, já está com sinais de desidratação; então é preciso ficar atento!

-Escolha alimentos leves, como frutas e legumes. E evite alimentos muito gordurosos, frituras, além de iogurtes e maioneses – que tendem a estragar mais rapidamente e com mais facilidade.

– Outra dica importante é usar roupas leves e de cores claras, como as de algodão, por exemplo. E, claro, evitar aquelas que dificultam a transpiração, como peças justas, de tecido sintético e de cores escuras (que esquentam muito!).

– Não podemos esquecer também do melhor horário para se expor ao sol, que é até às 10 horas da manhã e após às 16 horas. E, claro, use bastante protetor solar (durante todo o dia, estando exposto ou não ao sol) e, utilize bonés, chapéus e óculos de sol.

– Caso faça uso do ar condicionado em casa ou no trabalho, fique atento às suas vias respiratórias. É que eles acabam causando ressecamento nessas vias, o que pode levar a irritações. Para evitar esse desconforto, use soro fisiológico nas narinas sempre que julgar necessário. O soro também é indispensável em casos de baixa umidade do ar.

– Utilize umidificadores de ar. Caso não possua um, utilize uma toalha molhada.

No mais, é aproveitar os dias quentes tomando água de coco, sorvete e indo ao clube; além, é claro de torcer por temperaturas mais amenas!

Via Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

- Publicidade capital -