Simpósio Mulheres na Música terá programação diversificada e inclusiva

0
14
- Publicidade Capital -

BDMG Cultural realiza, nos dias 13 e 14/11, o 2º Simpósio Mulheres na Música. Lançado em 2022 para fomentar o diálogo e fortalecer a representatividade feminina no cenário musical, o evento traz programação variada. 

Este ano o simpósio conta com mais de 30 mulheres do meio, entre professoras, compositoras, musicistas, maestrinas, pesquisadoras, engenheiras de som, técnicas, críticas e produtoras musicais, que estarão presentes para debater sobre direito autoral, o trabalho nos bastidores e a participação feminina nos diversos espaços da música. 

Foto: Freepik

O evento será na sede do BDMG, em Belo Horizonte, com inscrições gratuitas pelo site bdmgcultural.mg.gov.br. A segunda edição busca trazer a realidade das mulheres na música brasileira em vertente proativa, de formação e promoção de trabalho em rede. 

A diversidade etária e racial também é ponto importante na construção do simpósio. A “voz da mulher” não é pensada no singular, como uma realidade monolítica. Num mesmo país, existem múltiplas realidades e questões etárias e étnicas são decisivas na experiência do ser mulher na música. 

Inclusão

Com a segunda edição do simpósio, o BDMG Cultural reforça o compromisso e segue acreditando na inclusão, diversidade e principalmente no respeito entre todas as pessoas, entre profissionais e no protagonismo feminino. 

Desde o início dos anos 2000, a organização mapeia, incentiva e busca dar visibilidade a diversos artistas por meio de seus projetos. 

O Prêmio BDMG Instrumental, Jovem Instrumentista BDMG, Jovem Músico BDMG e os prêmios Marco Antônio Araújo e Flávio Henrique são alguns exemplos de ações da instituição que visam valorizar e fortalecer a cena musical mineira. 

Nesta edição do Prêmio BDMG Cultural, em fato inédito, três vencedoras são mulheres – Ana Clara Guerra, Camila Rocha e Igara -, que participam da programação do simpósio, na mesa “Reflexões sobre a presença da mulher instrumentista na música instrumental brasileira”.

Programação

A primeira palestra do evento, “Da composição ao clipe: direito autoral, distribuição de receitas e cadastros”, será ministrada por Pamella Gachido, sócia e diretora da Pedra Onze, com mais de 18 anos de experiência em direção artística, executiva, consultoria e projetos de educação. 

Outra palestrante confirmada é Cris Rangel, produtora e gestora cultural, que já colaborou com grandes festivais, como o Women Music Event Conference.

O simpósio ainda conta com diversas mesas de discussão, uma delas é a de “Mulheres Criadoras”, no segundo dia, com as compositoras Luiza Brina e Brisa Marques. Outras mesas discutem a presença da mulher instrumentista na música instrumental brasileira e a acessibilidade na produção musical. 

A voz potente de Augusta Barna encerrará o simpósio. A artista conquistou o Prêmio Flávio Henrique 2023, realizado pelo BDMG Cultural, com seu álbum de estreia “Sangria Desatada”, lançado em 2022. A programação completa e a lista de participantes estão disponíveis no site bdmgcultural.mg.gov.br

BDMG Cultural

Em dezembro de 2023, o Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG Cultural) completa 35 anos. Desde 1988, é uma organização sem fins lucrativos que atua de maneira multidisciplinar para fomentar, registrar e divulgar os processos culturais em Minas Gerais. 

Leia também: Orquestra formada por jovens da periferia se apresenta no Vaticano

O BDMG Cultural integra o Circuito Liberdade, complexo cultural que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

Serviço
2º Simpósio Mulheres na Música do BDMG Cultural

Data: 13 e 14/11/2023 (segunda e terça-feira)

Local: Auditório do BDMG – Rua da Bahia, 1.600 – Lourdes

Inscrições gratuitasbdmgcultural.mg.gov.br

- Publicidade capital -