A cidade tem se destacado como um dos maiores polos de inovação do estado e está entre as 10 cidades mineiras com o maior número de startups
O Seed MG, projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas (Sede), iniciou a sua 7ª rodada em grande estilo, alcançando um marco histórico ao levar o programa de aceleração de startups para o interior de Minas Gerais. Com um formato híbrido, que combina atividades on-line e momentos presenciais em espaços de inovação em várias regiões do estado. A iniciativa busca estreitar laços com comunidades empreendedoras em Uberlândia, Uberaba, Viçosa, Juiz de Fora, Montes Claros, Itajubá , Santa Rita do Sapucaí e Governador Valadares, além de Belo Horizonte.
Governador Valadares não poderia ficar fora da ação de descentralização do Seed. A cidade tem se destacado como um dos maiores polos de inovação do estado e está entre as 10 cidades mineiras com o maior número de startups, segundo dados do Simi Database. É um cenário promissor para a chegada das startups do Seed, que serão recebidas pela Prefeitura de Governador Valadares que atualmente gere o Parque Científico Tecnológico Figueira do Rio Doce, é um complexo destinado a fomentar a conexão entre empresas, universidades e setor público, para o desenvolvimento de negócios inovadores.
A expansão para além da região metropolitana de Belo Horizonte mostra o compromisso do Governo de Minas Gerais em fortalecer o ecossistema empreendedor em todo o estado. Essa iniciativa fornecerá uma oportunidade única para que as startups se conectem com outras regiões e se beneficiem do ambiente de inovação que o programa oferece.
Seed MG
O Seed MG já é reconhecido como um dos principais programas de aceleração de startups e inovação para o setor público no país. Nesta 7ª rodada, o programa alcança um marco impressionante, apoiando quase metade do total de startups que já participaram ao longo dos últimos 10 anos. Sendo considerado o maior Seed da história.
Cada uma das 110 startups selecionadas para a rodada escolheu uma das nove cidades como ponto de encontro. O objetivo é promover reuniões quinzenais nos espaços designados para que elas possam trocar experiências e colaborar em seus projetos. Essa estratégia só foi possível graças a parceria com instituições promotoras de inovação, que gentilmente cederam seus espaços físicos para a realização dos encontros, facilitando assim a troca de experiências entre os empresários do programa e o ecossistema de inovação regional.
O programa Seed MG poderá levar diversos benefícios para os municípios que vão receber eventos e atividades relacionadas ao desenvolvimento do empreendedorismo tecnológico, como estímulo à economia local, visibilidade, atração de novos talentos, novas empresas e profissionais qualificados, e claro, fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo local.
Além da expansão geográfica e do número de vagas disponíveis, o Governo de Minas Gerais aumentou o aporte financeiro para as startups participantes, elevando-o de R$ 80 mil para R$ 100 mil nesta edição. Essas mudanças têm como objetivo potencializar os resultados das startups e criar um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento de seus negócios. O Governo de Minas Gerais demonstra mais uma vez seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento econômico do estado.