Sabará inicia celebração Setenário das Dores, na programação da Semana Santa

0
1
- Publicidade Cadastro Escolar 2025 -

Na noite do último (17/3), Sabará iniciou a celebração da tradicional Semana Santa com o Setenário das Dores. Esta é a semana que precede o Domingo de Ramos, dedicada à lembrança das dores de Nossa Senhora. Dessa maneira, primeiramente, contemplam-se as dores da Virgem Maria, para depois ser contemplado o sofrimento do Filho, Jesus Cristo, se encerrando no Domingo de Páscoa.

Tradicionalmente chamada de “Semana das Dores”, durante esse período são promovidos encontros celebrativos em que são postos em reflexão os sofrimentos que Nossa Senhora viveu ao longo de sua vida.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sabará

As Paróquias de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Rosário – Arquidiocese de Belo Horizonte, a Comissão da Semana Santa e o Município de Sabará têm a grata satisfação de convidar a todos para participar das “Tradicionais e Emocionantes Solenidades da Paixão, Morte e Resssurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo” do ano de 2024.

A Semana Santa sabarense é uma das mais tradicionais do país. Casarões centenários emprestam a sua sobriedade e beleza para ser o cenário de procissões e cerimônias seculares. A bi centenária Sociedade Musical Santa Cecília, criada em 1781, pontua, com repertório que conta com peças de compositores sabarenses, os momentos mais significativos desse momento maior da cristandade.

No domingo de Ramos logo pela manhã, bem cedinho os ramos são benzidos pela igreja antes de serem distribuídos aos fiéis.

Neste dia relembramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém quando foi saudado pelo povo com folhas de palmeiras e oliveiras. Assim aclamavam o Rei dos reis: “Hosana, Filho de Davi! Bendito é O que vem em nome do Senhor!”.

O manjericão, com seu aroma, é tradicional na semana santa sabarense, e nos ramos já podemos perceber o seu delicioso perfume, vai estar presente em todos os momentos da memória da paixão para amenizar as nossas dores, como um bálsamo.

Procissões saem das igrejas de N. Sra do Ó com destino a Matriz da Conceição e de N. Sra do Carmo com destino a igreja São Francisco Na chegada, missa da Proclamação da Paixão do Senhor.

- Publicidade capital -