No dia 20 de abril (sábado), a Praça Júlio Soares, na Ilha dos Araújos, vai se transformar num espaço de brincadeiras e muita socialização. Em sua terceira edição, o projeto “Brincar +” terá como tema Pequenos Astronautas.
O projeto é uma iniciativa de profissionais da área da Educação e que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte Lazer e Turismo (SEMCELT). A programação acontecerá das 15h30 às 18h e é aberta ao público.
Brincadeiras livres que prometem envolver toda a família, oficinas de dança e robótica serão responsáveis por apresentar aos participantes uma infinidade de possibilidades de entretenimento saudável e convívio social para as crianças e todos os membros das famílias.
A pedagoga, Fabiana Temponi, e as educadoras físicas, Ana Karina Machado e Janaína Couto, são as organizadoras do projeto. Elas esperam por um público em torno de 300 pessoas, com atividades para crianças a partir de 4 anos.
A ideia começou durante a pandemia da Covid-19, quando Ana Karina idealizou espaços e atividades que pudessem atender as crianças que viviam uma cultura de reclusão em seus lares e com alto estímulo a atividades ligadas às telas digitais. O objetivo era resgatar antigas brincadeiras e oferta-las em espaços abertos e arejados.
Mas desde então, a cultura das telas ganhou mais espaço, assim como a preocupação com a saúde das crianças. Daí, o projeto cresceu e a ideia é não parar mais.
“As crianças de hoje estão muito presas ao que está pronto e perdendo, com a tela, a oportunidade de conviver com o outro, não desenvolvem habilidades como a tolerância, o saber ganhar e o saber perder, e ao promover o evento, queremos contribuir para que tenham essa experiência de se relacionar com outras crianças e explorar espaços se divertindo, resgatando o brincar coletivo”, explicou Fabiana Temponi.