A terceira etapa do Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares (PDGE), uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Fundação João Pinheiro (FJP) e Instituto Unibanco, teve início neste mês em todo o estado. O programa visa equipar os gestores das escolas estaduais com estratégias inovadoras de gestão escolar, oferecendo ferramentas, políticas e práticas para fortalecer sua eficácia e estratégia administrativa.
Composto por três entradas, o PDGE conta com a participação de aproximadamente 3.400 servidores. O curso tem carga horária total de 114 horas para as 100 escolas enfrentando os maiores desafios gerenciais, e 96 horas para as demais instituições. A estrutura do programa inclui módulos, mesas temáticas, etapa vivencial, inventário de autoconhecimento e devolutiva coletiva.
“Nossa expectativa é desenvolver habilidades e competências que permitam a esses gestores compreender e atuar em todos os âmbitos presentes na escola, incluindo os aspectos administrativos, financeiros, de gestão de pessoas e pedagógicos. Isso qualificará ainda mais nossa liderança, possibilitando o desenvolvimento de projetos e ações de políticas públicas escolares para melhorar a qualidade dos serviços prestados e os resultados obtidos”, afirma o superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Sandro Moraes Martins.
O curso é ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD), com aulas e atividades síncronas via Plataforma Zoom, além de atividades assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FJP. Os materiais didáticos incluem videoaulas, estudos de caso e conteúdos teóricos e práticos relacionados à educação, oferecendo uma ampla gama de recursos para enriquecer a aprendizagem dos participantes.
A diretora da Escola Estadual Doutor Amaro Neves Barreto, em Belo Horizonte, Valéria Cordeiro, avalia positivamente o curso. “A formação nos auxilia na organização e na qualidade do atendimento à comunidade escolar, na aplicação e utilização adequada dos recursos, e na qualidade das informações repassadas aos servidores”, destaca.
Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares
O Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares (PDGE) é uma iniciativa formativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, realizada em parceria com a Fundação João Pinheiro e o Instituto Unibanco. O PDGE teve início em setembro de 2023, com uma live de abertura apresentando o curso e falas institucionais.
O PDGE 2023-2024 busca contribuir para a formação dos gestores escolares, conectando teoria e prática, focando no dia a dia das escolas e na busca por uma educação de qualidade. O objetivo é fomentar nos gestores um pensamento estratégico em sua atuação como líderes, impactando diretamente na consecução dos objetivos da política educacional, apresentando diversas políticas, práticas, ferramentas e abordagens de gestão essenciais para a gestão escolar.