Francisco Nicácio, hoje com 81 anos, lança seu terceiro livro, em que expõe os desafios da homossexualidade e as conquistas de sua carreira como professor
Em 2023, o professor Francisco Nicácio decidiu que sua vida daria um livro. Publicou sua primeira obra, Valeu a pena, um romance autobiográfico dedicado às pessoas que enfrentam “a diversidade da estrada da vida” que ele vinha escrevendo nos últimos anos. Nele, narra os conflitos familiares, as aventuras de adolescente, descobrindo sua homossexualidade, e as conquistas no mercado de trabalho como professor de português e francês. Suas viagens internacionais, os relacionamentos amorosos e posicionamentos diante das intempéries da vida compõem o livro.
“Ninguém escolhe ser gay e reconheço que esse não é o melhor presente que Deus me deu”. Assim, ele iniciava a apresentação do livro de estreia, lançado no Minas Tênis Clube, e reunindo um grande número de colegas do magistério e alunos. Chiquinho, como gosta de ser chamado, não usa redes sociais, mas mantém amizades antigas e seus romances lembram a Belo Horizonte dos anos 60, 70 e 80, com atenção especial à Escola Estadual Celso Machado, onde lecionou por longo período.
O segundo livro, lançado em 2024, recebeu o título de “Todas as noites, às onze”. Traz narrativas polêmicas e instigantes, relatando os amores de Francisco Nicácio. Algumas partes soam como romances de ficção, como a em que narra a história de Mirtes, uma mulher fugindo de violência familiar que vai para Balneário Camboriú, em Santa Catarina, abre uma “casa de tolerância”, ganha muito dinheiro, acaba por viver um grande amor, casa-se, tem um filho, e permanece atuando na prostituição. Até que sua história se entrelaça com a de Francisco Nicácio, em Belo Horizonte.
Agora, o professor Chiquinho adota narrativas curtas para falar de temas diversos em seu terceiro livro “Retratos da vida – crônicas, contos e algo mais”. Mantém o tom polêmico, as questões da sexualidade, os preconceitos da sociedade permanecem, numa linguagem rica de quem sempre honrou o ensino da língua portuguesa.
O lançamento acontece no dia 4 de dezembro, no Centro Cultural Minas Tênis Clube, das 19h às 21h.






















