Prefeitura de GV realiza tour pela cidade com o Projeto Bom Passeio

0
42
- Publicidade Capital -

As atividades do Projeto Bom Passeio em 2024 começam nessa terça-feira (20) com tour dos alunos do quarto ano das escolas municipais em uma excursão pelas sete maravilhas da cidade e, ao final, participam de um concurso de redação. Só para se ter uma ideia, ao longo do ano passado, mais de mil estudantes fizeram o passeio. A primeira escola a participar do passeio em 2024 será a Escola Municipal Adélia Ribas.

O projeto, que faz parte do Plano Municipal de Turismo, tem, entre outros objetivos, o de resgatar a história da cidade e criar o hábito de se frequentar os pontos turísticos do município. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura – por meio das secretarias municipais de Educação (SMED), Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) e de Obras e Serviços Urbanos, via Departamento de Trânsito – com a Mobi.

Foto: Prefeitura de GV

Guiado pela condutora de turismo do Centro de Informações Turísticas de Valadares (GV CIT), o tour pedagógico conta com o olhar atento de professoras e monitoras das escolas. Durante o passeio, as crianças aprendem um pouco mais sobre a história e curiosidades sobre a nossa cidade.

Antes mesmo de começar o passeio, ainda na sala de aula, os alunos têm um momento de educação no trânsito; depois, os agentes de Trânsito os acompanham no trajeto da escola ao deck Viva Valadares, na praça Mário Rocha, chamando atenção para as placas de sinalização das ruas. Os estudantes ainda ganham um mapa contendo, em um lado, o trecho que vai da escola ao deck e, do outro, todo o percurso das sete maravilhas.

Para a diretora do Departamento de Turismo da SMCELT, Betinna Tassis, essa é a oportunidade de disseminar a informação de que em Governador Valadares temos oportunidade de experimentar a cidade e conhecer a nossa história, tanto na visita ao museu, quanto no trajeto da Rota das Sete Maravilhas. Para além da vivência, o projeto aposta na cidadania e no pertencimento.

Concurso

Os participantes de todas as escolas, após realizarem o passeio, produzem uma redação sobre o tour com tema o “Bom Passeio pelas Sete Maravilhas de Governador Valadares”. Os autores dos três melhores textos serão premiados no final do ano. As redações serão divulgadas no site viva.valadares.mg.gov.br, podendo também ser divulgadas nas redes sociais e nos veículos de comunicação locais.

O projeto

O Projeto Bom Passeio foi criado pelo curso de Turismo da Univale como prática da disciplina de Visitas Técnicas, que realizava o tour pedagógico em parceria com a Mobi. Em 2011, foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Foi novamente paralisado em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Por incentivo do Departamento de Turismo, o projeto foi remodelado e retomado ano passado.

O roteiro estabelece a relação da cidade com o rio Doce desde os tempos do desbravamento e do encontro com os índios Botocudos, passando pelo distrito de Figueira. Ao longo do percurso, as crianças são estimuladas a aguçar o interesse pela história local e a preservar os patrimônios históricos e culturais.

O tour abrange: pico da Ibituruna, rio Doce, Ilha dos Araújos, praça Serra Lima, Açucareira, Catedral de Santo Antônio e 1ª Igreja Presbiteriana. As Sete Maravilhas do município foram eleitas por meio de uma votação no site da Prefeitura promovida pelo curso de Turismo da Univale em meados de 2000. O passeio começa no deck Viva Valadares, passa pelo Museu da Cidade e termina no auditório da Mobi.

- Publicidade capital -