Prefeitura de BH inicia reconstrução de mais seis centros de saúde

0
12
- Publicidade Capital -

A Prefeitura de Belo Horizonte vai iniciar, até março, a construção de mais seis centros de saúde, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Eles se somam a outros três que começaram a ser construídos no último mês de dezembro – Heliópolis, na regional Norte, Diamante, na regional Barreiro, e Dom Orione, na regional Pampulha. Nesses nove equipamentos, a prefeitura está investindo cerca de R$ 15 milhões, para beneficiar aproximadamente 124 mil pessoas.

Desde 2020, a prefeitura já entregou para a população 48 centros de saúde completamente remodelados. Outros dois, de aditivos contratuais anteriores – Horto, na regional Leste, e Conjunto Santa Maria, na regional Centro-Sul, ainda estão em reconstrução.

Foto: Divulgação/PBH

Todas as novas unidades vão contar com estrutura física moderna e adequada para prestar um atendimento mais qualificado aos usuários e oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde. No total, a PBH vai reconstruir 59 centros de saúde.

Os centros de saúde reconstruídos possuem espaço físico padronizado, com dois pavimentos, acessos independentes, além de ambientes acolhedores e humanizados. Para garantir o acolhimento de todos os usuários, as unidades contam com 17 consultórios para atendimentos gerais de saúde, incluindo odontológicos, salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso, além de farmácia, área para Zoonoses e setores administrativos.

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, as reconstruções são um ganho para a rede SUS-BH. “Com a entrega dessas novas unidades, nós podemos garantir um atendimento ainda melhor aos nossos usuários e profissionais das unidades, proporcionando mais conforto e segurança nos procedimentos. O nosso objetivo é sempre aperfeiçoar a assistência que é oferecida ao cidadão”, assinalou.

O modelo de PPP adotado pela Prefeitura de Belo Horizonte prevê que as obras, os serviços não assistenciais e a manutenção das unidades são de responsabilidade do parceiro privado. Já o atendimento aos usuários continua sendo de responsabilidade da administração municipal, com a prestação de 100% do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pelo cronograma, duas das unidades começaram a ser construídas em dezembro (Diamante e Heliópolis) e serão entregues à população no mês de setembro e outra (Dom Orione) no mês de novembro.

- Publicidade capital -