Voltado para a inclusão social de pessoas com trajetória de vida nas ruas, o programa Estamos Juntos chega à marca de 363 alunos qualificados e aptos para ingressar no mercado de trabalho. Nesta sexta-feira (19), 53 participantes do programa receberam das mãos do prefeito Fuad Noman o certificado de conclusão da capacitação socioprofissional, durante encontro no Centro de Referência das Juventudes (CRJ).
O prefeito Fuad Noman comemorou a formatura de mais uma turma do programa e destacou como a iniciativa pode mudar a vida e o futuro dos participantes. “O Estamos Juntos tem a possibilidade de dar às pessoas uma oportunidade de formação, encontrar trabalho, moradia e dignidade, além de ser uma oportunidade para que possam caminhar com as próprias pernas, sair da situação de rua”, afirmou o prefeito.
Os formandos passam a integrar um banco de talentos para encaminhamento às frentes de trabalho nos órgãos da PBH e contratações por empresas parceiras. Todos os participantes são acompanhados pelas equipes da Assistência Social do município e estão referenciados nas unidades de atendimento, proteção social e cuidados à população em situação de rua.
Até o momento, 235 pessoas já foram encaminhadas ao mercado de trabalho. Mais de 100 participantes estão atuando em secretarias e órgãos do município e 22 pessoas conseguiram um emprego na iniciativa privada. Uma pessoa presta serviços autônomos de pinturas e reformas.
A estimativa da Prefeitura de Belo Horizonte é qualificar cerca de 1 mil pessoas com trajetória de vida nas ruas. Ainda neste primeiro semestre serão abertas novas turmas do Estamos Juntos.
Estamos Juntos
O Programa Estamos Juntos foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, com atuação das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, para fomentar e garantir a inclusão produtiva da população em situação de rua ou com trajetória de vida nas ruas.
A capacitação socioprofissional inclui linguagem e comunicação, educação financeira, inclusão digital, empreendedorismo e um plano de desenvolvimento profissional. Os alunos ainda recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 540, durante seis meses.
As ações vão desde o favorecimento da promoção de autonomia econômica, com a qualificação socioprofissional e inserção no mercado de trabalho, ao incentivo ao empreendedorismo e à economia popular solidária. Para isso, as empresas oferecem vagas de emprego ou de qualificação profissional e a Subsecretaria de Trabalho e Emprego encaminha as pessoas para entrevista e contratação.
Após a contratação, os participantes seguem acompanhados pela equipe da Rede Cidadã, Organização da Sociedade Civil (OSC) parceira da Prefeitura, por um período de quatro meses e são inseridos em programas de moradia.
Como participar
Empresas interessadas em conhecer o programa e se tornarem parceiras da PBH podem entrar em contato pelo e-mail estamosjuntos@pbh.gov.br ou pelo telefone 3277-6375, junto à Gerência de Qualificação Profissional da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Como incentivo à participação, as empresas que aderem ao programa e recebem o selo de responsabilidade social que dá a elas alguns benefícios, como a possibilidade de acessar condições especiais de negociação de dívidas com a Prefeitura.