Parceria impulsiona projeto Yes, I Can de ensino de Inglês em Governador Valadares

0
20
- Publicidade Capital -

Nesta quarta-feira (2), uma visita especial enriqueceu ainda mais o ambiente educacional em Governador Valadares. A dr.ª Stacy Denny, da prestigiada West Indies University, de Barbados, esteve na cidade para conhecer de perto o projeto Yes, I Can, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS), cujo enfoque principal é o ensino da língua inglesa desde os anos iniciais.

A vinda de Dra. Stacy  foi articulada a nível governamental diretamente pela Embaixadora Tonika Thompson da Embaixada de Barbados no Brasil. O Yes, I Can tem sido um catalisador de mudanças no ensino de línguas estrangeiras na região com seu compromisso em capacitar os estudantes para se tornarem proficientes na língua inglesa.

Foto: Divulgação/PMGV

A visita da dr.ª Stacy à Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente, uma das beneficiadas pelo projeto, foi uma oportunidade não apenas para conhecer de perto as práticas pedagógicas implementadas, mas também para compartilhar insights valiosos sobre o ensino de inglês como segunda língua.

Durante sua estadia, a dr.ª Stacy participou de atividades interativas com os alunos, proporcionando-lhes uma experiência única de aprendizado e enriquecendo seu entendimento da língua inglesa. Stacy elogiou o compromisso do IBGS em priorizar o ensino de inglês desde os anos iniciais e reconheceu a importância de desenvolver habilidades linguísticas desde uma idade precoce.

Ela enfatizou a necessidade de abordagens inovadoras e inclusivas no ensino de línguas estrangeiras, destacando o papel fundamental do projeto Yes, I Can como um modelo exemplar nesse sentido.

A presidente do Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS), Magda Queiroz, acompanhou a visita e disse que a missão do projeto é preparar essas crianças para um mundo globalizado onde a língua inglesa é uma das mais importantes.

“Nós queremos tornar as escolas públicas de Governador Valadares bilíngues com o nosso projeto Yes, I Can, e essa parceria com a West Indies University, de Barbados, vai ser de grande valia para que professores possam destravar a língua, poder falar inglês e para que os alunos também possam aprender a língua inglesa”, afirmou. 

Participou da visita o cônsul da Eslováquia em Minas Gerais e presidente de honra do IBGS, Renato Werner Victor de Queiroz. Ele explicou que o objetivo da visita da representante da universidade de Barbados, especializada em língua inglesa, é a realização de aulas on-line com professores da ilha que foi colonizada pela Inglaterra.

“O projeto Yes, I Can em Governador Valadares recebe agora um impulso valioso com a parceria com uma colônia britânica. Esta parceria traz professores nativos de inglês, cujo sotaque autêntico é de grande interesse para o projeto. Em um mundo onde o inglês é uma língua global, essa colaboração adiciona um valor significativo. Essa nova fonte de instrução oferece uma perspectiva valiosa do inglês global, capacitando a comunidade escolar a se comunicar de forma mais eficaz neste idioma essencial”, concluiu

A diretora da Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente, Roosvany Beltrame, disse que foi um momento muito especial para a escola. “Hoje nós estamos aqui recebendo a visita da professora Stacy juntamente com a coordenação do projeto Yes, I Can, do Instituto IBGS, e é com muito prazer que nós estamos hoje tendo este momento diferenciado dentro da língua inglesa, dentro da nossa escola, que vem trabalhando com o projeto Yes, I Can, e que o recebeu de braços abertos, que é um trabalho maravilhoso com os meninos da educação infantil, e a gente percebe o quanto eles estão dispostos a aprender uma nova língua”, declarou.

- Publicidade capital -