O Governo de Minas irá condecorar personalidades e instituições com a Medalha da Inconfidência, neste domingo (21/4), em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais.
A honraria foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é entregue, tradicionalmente, todo 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII.
Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, e a data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade.
Serão agraciadas 171 pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (1), honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.
O Grande Colar será entregue este ano ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que ocupou o cargo de 1995 a 2002.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fará a entrega das medalhas no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).