Aluno da Escola Marilourdes, de Valadares, ganha a final do Só Letrinha 2023

0
19
- Publicidade Capital -

A manhã desta terça-feira (24) foi marcada pela disputa final do Só Letrinha. Concentrados, Ícaro Viana Alves (Escola Olegário Maciel), Hanna Cardoso (Escola Simoni Maria da Cruz) e Kaio Eduardo Batista dos Santos (Escola Marilourdes Nunes Coelho) só pensavam em levar a vitória para casa.

Realizada na TV Educação, o Só Letrinha é uma prova que envolve a Mesa Educacional da Positivo e os alunos do 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é usar os blocos de letras da Mesa para escrever as palavras sorteadas.

Foto: Divulgação/PMGV

A final foi uma prova de melhor de três. A postos em suas mesas, Kaio e Hanna esperavam a primeira palavra sorteada pelos apresentadores da TV Educação, que foi “padronizadas”. O estúdio ficou em silêncio e apenas se ouvia o barulho das teclas sendo encaixadas com agilidade na Mesa Educacional. Quando terminaram de escrever, os dois participantes levantaram as mãos ao mesmo tempo, dando empate.

Isso descreve o início da final, cheia de emoção e com alto grau de competição. Cada um ganhou uma rodada e foi preciso uma rodada extra. Agora, o tempo seria crucial para definir o vencedor do Só Letrinha.

Para a última rodada, apenas uma palavra foi sorteada. Um aluno por vez pôde escrever no estúdio a palavra “liquidificador”. Mesmo com toda rapidez e dedicação depositadas pelos três, a vitória foi para Kaio, que fez a prova em dez segundos. Por um segundo de diferença, Ícaro garantiu o 2º lugar. Já Hanna, completou em 15 segundos e ficou com o 3º lugar.

Kaio não segurou a emoção e chorou com a vitória. “É uma sensação espetacular! Sempre soube que eu conseguiria, desde a primeira fase. Eu dedico a vitória à minha mãe, às minhas professoras, Mariana e Adriana, além do meu colega Israel, que me ajudou nos treinos. Muito obrigado!”

Mariana da Silva, professora da Mesa Educacional, ajudou Kaio a se preparar para as provas e o acompanhou até a final do Só Letrinha. “Nós adotamos um método de trabalhar em duplas. O Kaio treinou com o Israel. Os dois são muito estudiosos. Um ajudava o outro e veio a questão da competitividade, de simular a prova e levantar a mão, para não perder o foco. Ter o Kaio campeão é um orgulho para a escola, que hoje está em festa”, comemorou.

Para Ícaro, a final do Só Letrinha foi um misto de sentimentos. “Foi uma sensação boa e ao mesmo tempo tensa por causa dos empates e até pensei que ficaria em terceiro lugar. Mas, eu fui muito bem durante toda competição; não achei nenhuma palavra difícil.”

Hanna confessa que também ficou ansiosa com os empates, mas que valeu a pena participar da disputa. “Todo mundo empatou, aí ficou bem na dúvida. A competição foi alta e chegar à final já é uma vitória. Eu adorei participar!”

A coordenadora da TV Educação, Patrícia, resumiu como foi o Só Letrinha 2023. “Foi a primeira vez que usamos a Mesa Educacional como recurso para o Só Letrinha, que é feito para as crianças da Rede Municipal de Ensino. Nós tivemos o apoio das escolas, principalmente das diretoras e dos professores da Mesa Educacional. É um projeto que abrange toda a comunidade escolar, o que é muito importante. O resultado é que os alunos gostaram da competição, que foi bastante acirrada desde o início. Não esperávamos que desse todo esse trabalho, mas valeu a pena! Todos eles são vencedores e estão de parabéns”, finaliza.

Livros do Só Letrinha 2023

Para toda a competição foi criado um banco de palavras formado a partir de livros que estão nas bibliotecas das escolas municipais, que são: “Receitas do Menino Maluquinho” e a história em quadrinhos “Maluquinho pelo Mundo”, ambos de Ziraldo, além do “Divertida Mente”, de Elise Allen, e “Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. O objetivo é promover o conhecimento e a reflexão sobre os princípios e as normas ortográficas, valorizando a linguagem e os dialetos, além de motivar a leitura e incentivar o protagonismo entre as crianças.

O Só Letrinha foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em uma ação conjunta entre a TV Educação e o Departamento de Ensino.

A Mesa Educacional

As Mesas Educacionais do Ecossistema de Tecnologia e Inovação da Positivo estão nas escolas municipais e no CRAEDI desde 2022. A Mesa é composta por um grande teclado de letras soltas e uma tela de computador. Assim, os estudantes de 4 a 7 anos e do CRAEDI aprendem brincando, conhecendo o alfabeto, montando palavras e identificando figuras.

Leia também: Secretaria de Educação realiza a 1º Feira do Aprender Valor de Valadares

Adaptada à educação inclusiva, a Mesa oferece recursos de acessibilidade, como blocos com letras e etiquetas em Braille, datilologia (língua de sinais), sintetizador de voz, animações em Libras, regulagem de altura e recurso de lupa. 

Via Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

- Publicidade capital -