Cratera de vulcão em MG pode suprir 20% da demanda global por terras raras

0
2
Foto: Divulgação / Meteoric Resources

Considerada uma das melhores áreas do mundo para a extração destes compostos, região de Poços de Caldas tem despertado interesse de empresas nacionais e estrangeiras. EUA manifestaram desejo de fazer acordo com o Brasil para obter os minerais.

A busca por energia limpa tem impulsionado a procura por terras raras em todo o mundo. Em Poços de Caldas (MG), empresas correm para explorar uma cratera de vulcão extinto que pode suprir cerca de 20% da demanda global por estes minérios. Mesmo com tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos, o governo norte-americano demonstrou interesse em firmar acordos para adquirir esses minérios, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Empresas brasileiras e estrangeiras têm feito uma corrida pela exploração de terras raras. A Agência Nacional de Mineração (ANM) já concedeu 1.882 autorizações para pesquisa desses minerais no Brasil. Em Minas Gerais, são 361 pedidos, e cerca de um terço está concentrado na região de Poços de Caldas.

Essas condições fazem da caldeira de Poços de Caldas a única jazida conhecida capaz de competir em volume e custos com a mineração realizada na China, que tem o monopólio da exploração destes tipos de minérios.

Com informações do Portal G1

- Publicidade capital -