Já está tudo pronto para a décima sexta edição do Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (FENTA), que este ano acontece de 18 a 21 de janeiro em diversos espaços da cidade. O evento é uma realização da Cia de Artes Asas do Invento e recebe o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).
Ao todo, serão encenados 20 espetáculos, entre adultos e infantis, em oito locais diferentes, por grupos de teatro de nove Estados do país – Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Tocantins. Haverá também oficinas de capacitação.
A programação é gratuita, mas, como se trata de um evento solidário, solicita-se a doação de um quilo de alimento não perecível.
“Estamos muito felizes em poder realizar mais uma edição do FENTA, festival que abre o calendário de atrações artísticas da cidade, inclusive no mês de seu aniversário. Nosso maior orgulho é que o FENTA é único e é de Valadares, por esse motivo, nas últimas edições, temos adotado em nossa identidade visual, os cartões postais da cidade. Tanto que o tema deste ano é ‘Esse é nosso’, reforçando que o FENTA é da população e é feito por muitas mãos que amam a arte e a cultura. É um prazer imenso para nós da Cia de Artes Asas do Invento poder promover este intercâmbio cultural, movimentar a arte teatral na cidade, assim como a economia, com a presença de mais de cem artistas do Brasil inteiro”, explicou Ademir Martins, diretor de produção e comunicação do festival.
Sobre o festival, Kevin Figueiredo, secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, declarou: “É uma alegria muito grande podermos, mais uma vez, ajudar na realização do FENTA na cidade, que transforma nosso município na capital nacional do teatro durante quatro dias. Para o FENTA deste ano, estamos abrindo as portas do Teatro Atiaia para receber os espetáculos e tendo a oportunidade de mostrar para a população o presente que a cidade ganhou em dezembro do ano passado”.
A abertura oficial acontecerá às 17h no recém-inaugurado Teatro Atiaia, que, após oito anos fechado, foi reaberto pela Prefeitura no último dia 7 de dezembro. Também receberão espetáculos o Sesc, CEU das Artes, Açucareira, pico da Ibituruna e as praças dos Pioneiros, da Bíblia e Elton Moreno.
É preciso ficar atento às redes sociais do festival, já que os espetáculos ao ar livre podem ser cancelados ou transferidos para outros locais em caso de chuva. Também se recomenda chegar com antecedência aos espetáculos, pois os espaços fechados são sujeitos à lotação.