Em dez anos, a concessionária Águas de Valadares pretende universalizar o serviço em Governador Valadares, sendo 10% a cada ano
Na última sexta-feira (21), Dia Mundial da Água, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santos Dumont, localizada no bairro Canaã, dando o pontapé inicial no projeto da concessionária Águas de Valadares de tratar 100% do esgoto da cidade num período de dez anos. Inicialmente, a ETE Santos Dumont tem capacidade para processar 60 litros por segundo (o que equivalente a dois bilhões por ano) e vai atender 10% da cidade, a saber, a região nordeste, a partir do bairro Esplanada, passando por São Pedro, Santos Dumont e adjacências. Quando estiver funcionando em sua capacidade total, até 2027, serão oito bilhões de litros por ano.
“O dia de hoje é um marco no avanço do esgotamento sanitário em Valadares. Serão 10% do esgoto tratado no primeiro ano e, a cada ano, mais 10%, ou seja, serão construídas outras ETEs em outras regiões. Com o tratamento do esgoto, a cidade terá benefícios na saúde, educação, meio ambiente e, inclusive, valorização imobiliária e aumento do turismo. O saneamento adequado, que é um serviço essencial, representa qualidade de vida e dignidade para todos. A Águas de Valadares está aqui para promover e atender toda a população de Valadares com este serviço”, declarou Erich Wyatt, presidente da Águas de Valadares.
Pier Angeli Viana, diretora do SAAE, explicou que “desde a concessão, o SAAE se tornou o poder fiscalizador do contrato. Por isso, temos ido a campo e verificado como estão sendo realizadas as obras, já que se trata de uma concessão e, daqui a 30 anos, se a Prefeitura entender que não deve renovar a concessão, é preciso que saibamos o que e como tem sido feito e entregue à população. Esta ETE é um marco na nossa história, já que hoje nós não temos esgoto tratado; todo ele é lançado no rio Doce”.
O prefeito Coronel Sandro, ao comentar sobre a importância da ETE para Governador Valadares, disse que “há um compromisso não apenas da cidade, mas do mundo inteiro, em universalizar o saneamento básico e o tratamento do esgoto. A inauguração de hoje é motivo para o Município comemorar. A Prefeitura optou pela concessão dos serviços de abastecimento e saneamento, e ela tem um reflexo importante em todas as áreas, como ambiental, saúde pública e econômica. A partir do tratamento da água e do esgoto, é possível atrair mais investimentos para a cidade, pois esse é um requisito para a instalação de empresas nos municípios. Então, nós vamos atender a esta demanda dentro da meta pactuada de 10 anos e acreditamos que isso será fundamental para o desenvolvimento de Governador Valadares e para a qualidade de vida dos cidadãos”.
ETE Santos Dumont e Vale Pastoril
A ETE Santos Dumont passou por uma reforma das instalações e dos reatores com o objetivo de otimizar sua operação e expandir a capacidade de tratamento. Durante a reforma, foram feitas melhorias nas estações elevatórias, incluindo a impermeabilização para aumentar a durabilidade das estruturas, além de reforços nos reatores e a revitalização de abrigos e outras instalações. De acordo com a Águas de Valadares, outra ETE está sendo construída no bairro Vale Pastoril, na região mais ao sul do Município.
Placa e cerimonial
No final da solenidade, foi descerrada a placa inaugural, na qual se lê: “Ao inaugurar a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Santos Dumont, a Águas de Valadares e a Prefeitura Municipal realizam um marco histórico para o município, iniciando o tratamento de esgoto e promovendo mais saúde para a população”. Assinam o prefeito Coronel Sandro Lúcio Fonseca, o vice-prefeito, José Bonifácio Mourão, o diretor-presidente da Águas de Valadares, Erich Wyatt, e o diretor executivo da Águas de Valadares, Marcos Antunes. Na última linha, lê-se: “Nossa natureza movimenta a vida”.
Compuseram o dispositivo da solenidade o prefeito, coronel Sandro, a primeira-dama, Valéria Libório, o diretor-presidente da Águas de Valadares, Eric White, o presidente da Câmara Municipal, Alê Ferraz, o deputado federal Hercílio Diniz, o diretor-executivo da Águas de Valadares, Marcos Antunes, a diretora do SAAE, Pier Angeli Viana, o representante do comando da 8ª Região de Polícia Militar, major Pedroni, o representante da 3ª Companhia de Poliamento Ambiental de Governador Valadares, sargento Rubem, e o representante do comando do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, major Douglas. Também estiveram presentes secretários, gerentes e diretores municipais, funcionários públicos e da Águas de Valadares, além de vereadores, outras autoridades e convidados.