O Valadares Jazz Festival vai comemorar 20 anos de existência em julho com uma edição super especial, a primeira a incorporar majoritariamente o blues em sua programação e com a denominação Valadares Jazz e Blues Festival. O festival, que fez sua primeira edição em 1999, chega aos 20 anos celebrando a persistência de seu idealizador, o jornalista e produtor cultural Tim Filho, e o sucesso obtido ao longo de todos esses anos.
Os shows serão realizados na Praça dos Pioneiros, área central de Governador Valadares. Ao todo serão oito shows, dois por dia, entre 24 e 27 de julho, sempre às 20h. O público terá acesso livre. Basta chegar e sentar nas cadeiras que serão instaladas em frente ao palco da concha acústica, ou nos degraus do teatro da concha. Além dos shows musicais, o festival terá cinco oficinas de música, que serão realizadas na Praça dos Pioneiros, sala de aula da Lira 30 de Janeiro e no Auditório da Casa do Médico. Violão/guitarra, canto, percussão, prática de conjunto e sopros são os temas das oficinas, cada uma com 2 horas de duração, e que serão ministradas por grandes nomes da música brasileira, como a cantora Taryn Szpilman, e o violonista Kadu Lambach, por exemplo.
Para realizar o evento, Tim Filho inscreveu o seu projeto na Lei de Incentivo à Cultura, e teve o patrocínio master do Atacadão. Apoiam o festival, a Associação Médica de Governador Valadares, a Unimed-GV e a Prefeitura de Governador Valadares.
O tema
Do Rio Doce ao Mississipi é o tema escolhido para o festival, que vai mostrar a identidade cultural dos povos do Rio Doce, no Brasil, e do Rio Mississipi, berço do blues, nos Estados Unidos. “A comunicação visual que usamos mostra os peixinhos do Rio Doce indo de encontro aos peixinhos do Rio Mississipi. Os nossos peixinhos estão da cor da lama que veio de Mariana e praticamente dizimou a vida do Rio Doce”, explica Tim Filho, acreditando que o Rio Doce vai renascer. O simbolismo dos peixinhos também contempla a diversidade cultural das duas nações que estará presente no festival, já que os ritmos brasileiros, especialmente os do nordeste vão se encontrar com o blues estadunidense durante os shows, no palco da Praça dos Pioneiros.
Programação do festival
Shows
Dia 24 de julho, quarta-feira, 20h
Bad Guys
Kadu Lambach
Dia 25 de julho, quinta-feira, 20h
Gean Pierre Trio
Jefferson Gonçalves
Dia 26 de julho, sexta-feira, 20h
Rodica Weitzman
Blues Etílicos
Dia 27 de julho, sábado, 20h
Cláudio Infante convida Taryn Szpilman
Jenni Rocha Trio
Oficinas
Dia 25 de julho, quinta-feira, 15h
Prática de conjunto com Kadu Lambach
Auditório da Casa do Médico
Dia 27 de julho, sábado, 16h
Violão e guitarra, com João Gaspar
Auditório da Casa do Médico
Dia 27 de julho, sábado, 10h
Sopros, com Samuca MusicMan
Sala de ensaios da Banda Lira 30 de Janeiro
Dia 27 de julho, sábado 10h
Canto, com Taryn Szpilman
Auditório da Casa do Médico
Dia 27 de julho, sábado, 15h
Percussão, com Cláudio Infante
Praça dos Pioneiros
Educação ambiental
As ações de educação ambiental serão desenvolvidas em 10 escolas da rede pública e particular. Os educadores ambientais irão às escolas para falar um pouco sobre as culturas dos povos do Rio Doce e Rio Mississipi, e sobre o papel de cada de um de nós na preservação dos cursos d’água em Governador Valadares e região.
Informações
Tim Filho (33) 99957.9131 – WhatsApp (33) 3278.8102 – Fixo
Instagram: @ValadaresJazzFestival
Facebook: Valadares Jazz Festival
Site oficial: www.valadaresjazzfestival.com.br