A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu menção honrosa pelo desenvolvimento da experiência “Vigilância em Saúde do trabalhador para prevenção dos acidentes de trânsito relacionados ao trabalho em Contagem”.
O trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador de Contagem (Visat) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) foi apresentado em formato de pôster na 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEPI) realizada em Brasília, entre os dias 7 e 10 de novembro.
O evento busca difundir e divulgar as práticas dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública. O trabalho de Contagem foi escrito pela diretora da Visat e Cerest, Fátima Brant, para as atividades do Seminário Maio Amarelo, realizado entre SMS e a Transcon
“É uma alegria enorme termos recebido essa menção honrosa, em um trabalho reconhecido como inovador na Visat, por ter tido intersetorialidade com Transcon e com o Sest/Senat e por termos trabalhado com a empresa e os motoristas”, comentou Fátima Brant que participou presencialmente da ExpoEPI.
Saúde do trabalhador
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) integra o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo especializado na atenção a problemas de saúde relacionados ao trabalho. Tem como principal objetivo promover assistência e vigilância na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) é um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS). Consiste em um conjunto de ações que visam a promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora.
Essas ações devem ser realizadas de forma contínua e sistemática, ao longo do tempo, visando a detecção, conhecimento, pesquisa e análise dos fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, tendo em vista seus diferentes aspectos (tecnológico, social, organizacional e epidemiológico).
O objetivo é fornecer subsídios para o planejamento, execução e avaliação de intervenções sobre esses aspectos, visando a eliminação ou controle do agravamento dos casos.