O projeto bilíngue “Yes, I Can”, iniciado no passado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em toda a rede para estudantes a partir dos 4 anos de idade, agora conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS). O objetivo é criar a interação entre o aluno e a nova língua de forma natural, lúdica e criativa, tendo o inglês como segundo idioma desde a educação infantil.
Além disso, proporciona mais oportunidades, aumentando as possibilidades em futuras carreiras acadêmicas e profissionais. Para celebrar essa parceira de peso, a Prefeitura realizará na próxima quarta-feira (13) o lançamento do projeto bilíngue “Yes, I Can”, no auditório Luiz Franco, às 10h.
Serão contempladas inicialmente escolas da educação infantil ao 6º ano do ensino fundamental, incluindo as escolas da zona rural. O programa consiste em trabalhar simultaneamente com os alunos o ensino do inglês por meio de vários formatos e métodos.
Conheça o método
Ter acesso a um ensino bilíngue e aprender um segundo idioma desde a infância tem múltiplos benefícios essenciais para o desenvolvimento de uma criança. A metodologia do projeto “Yes, I Can” tem como objetivo facilitar o desenvolvimento dessas habilidades, tornando o processo do ensino do inglês tão fluido quanto o ensino da língua materna de cada criança.
As aulas são diárias em modelo híbrido, elaboradas e supervisionadas de forma a adotar uma pedagogia específica a cada ano escolar (profissionais especializados). Serão distribuídos materiais pedagógicos, incluindo livros e a PenTech, uma caneta inteligente. Essa ferramenta atua como um tutor personalizado para cada aluno, oferecendo suporte na leitura de palavras e frases, contribuindo para a familiarização com a pronúncia e gramática corretas do inglês.
Ainda serão incorporados recursos visuais, tecnológicos, musicais e gamificação para proporcionar um ensino da língua inglesa mais dinâmica e eficaz, alinhada às demandas contemporâneas.
Polo
Esta é a segunda parceria da Prefeitura de Valadares com o IBGS. Em março do ano passado foi inaugurado o Polo de Transformação Digital. O objetivo é oferecer cursos tecnológicos gratuitos para a capacitação de alunos do 6º ano 9º ano de escolas municipais e prepará-los para o mercado de trabalho.