A Prefeitura de Governador Valadares no Vale do Rio Doce, contratou em 20/02 e em 17/03, deste ano,a Empresa de Engenharia Prohidro e instalações Ltda- EPP , com endereço em Manaus-AM, para executar duas obras no município. Um dos contratos refere-se a intervenção no antigo prédio da Açucareira, que deverá ser transformado num centro de convenções. O outro contrato é sobre a construção do Centro em Reabilitação Físico e Intelectual(CER). Ambas as edificações estão sendo executadas com recursos do BNDES, através do Ministério do Desenvolvimento Regional e Caixa Federal, através do Ministério do Turismo.
Irregularidades
A equipe de reportagem do Jornal Capital dos Vales, apurou em visita aos canteiros das obras nos dois locais, que a obra da Açucareira não possui placa informativa dos detalhes técnicos sobre a construção, nem foi possível localizar o engenheiro responsável pela execução do contrato. Na edificação do Centro em Reabilitação Físico e Intelectual, no bairro Santa Helena ficou constatada a placa com dados técnicos insuficientes sobre o andamento da execução. E, mais uma vez não encontramos o engenheiro responsável pela obra. Perguntamos para um engenheiro de nome Leonardo que se encontrava no local e ele nos informou que ele é de Rondônia e que na verdade o responsável pelas obras que a Prohidro realiza na cidade está sob a responsabilidade técnica de um engenheiro chamado Hernande e que o mesmo poderia ser encontrado no Edificio Work Center na sala 15 , na Avenida Minas Gerais 700. Estivemos no local e lá não foi encontrado o referido engenheiro. Perguntado sobre ele na portaria do prédio, ninguém soube informar sobre tal pessoa. Tentamos falar com ele via celular e deu fora de área.
Endereço da Empresa em Manaus
Em busca pela localização do endereço da Prohidro Engenharia na internet, verificamos que o endereço da empresa é apenas um galpão fechado com placa de aluga-se.Já em Governador Valadares não existe nenhuma referência sobre suas instalações. Buscamos pelo site ´da organização na internet e também nada foi encontrado.
Revogação de concorrência
Segundo a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital
Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, a Prohido Engenharia Ltda teve no ano de 2007 suas concorrência revogada. Já no ano de 2010 a empresa sofreu advertências por descumprir prazo de entrega de obras do Exército Brasileiro. Veja o documento anexo:
Sit e Ocorrencia – Prohidro
O outro lado
Nossa reportagem entrou em contato com o administrador da Prohido Engenharia Ltda e não obtivemos retorno das informações solicitadas. Procuramos também por informações a respeito junto à Secretaria de Administração de Governador Valadares e o Secretário Coronel Eustáquio Natal pediu-nos para procurar a Sra. Isis que ela poderia nos responder. Em Contato com a Sra. Isis, ela nos disse que retornaria, o que não foi feito até o encerramento desta matéria.