A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Rede Oftalmo, promoveu nesse sábado (28), uma ação para realizar atendimentos oftalmológicos. Foram atendidas 100 crianças, previamente agendadas e encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
A ação tem por objetivo detectar possíveis erros de refração não corrigidos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, causadores de baixa visão, em função dos processos de urbanização e uso excessivo de aparelhos eletrônicos.
Durante o mutirão, além das consultas, serão realizados exames de refração, biomicroscopia, tonometria (medida da pressão intraocular) e mapeamento de retina (fundo de olho). Conforme a necessidade, as crianças podem ser encaminhadas para tratamento ou cirurgia.
As consultas de oftalmologia no município são agendadas por meio da Central de Marcação de Consultas, de acordo com a prioridade do caso.
Leia também: Uemg abre inscrições para o Vestibular 2024 com mais de 4,5 mil vagas
A primeira avaliação é realizada nos centros de saúde e, conforme critérios clínicos pré-estabelecidos, os pacientes são encaminhados para a especialidade oftalmologia pediátrica ou adulto, e agendados no Centro Municipal de Oftalmologia (CMO) ou em serviços conveniados à rede SUS-BH.