A Prefeitura de Belo Horizonte reativará o Zap Folia, canal de atendimento pelo WhatsApp da Ouvidoria do Município, para o Carnaval de 2024. O serviço automatizado vai ampliar o suporte da PBH aos foliões e estará disponível pelo número 98661-2416, 24 horas por dia, entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro, período oficial do Carnaval na capital.
No Zap Folia, os foliões poderão receber orientações e sugestões sobre blocos de rua e escolas de samba, transporte público, trânsito, banheiros químicos, entre outros. O atendimento será conduzido por servidores da Ouvidoria, que, durante o Carnaval, estarão responsáveis por captar as manifestações dos cidadãos, permitindo que os foliões registrem suas demandas, reclamações, elogios, sugestões e denúncias de forma rápida e acessível.
Além disso, a Ouvidoria estará presente no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) durante o Carnaval, para atender demandas mais complexas e promover ações de conscientização e orientação. “A Ouvidoria poderá monitorar e responder às manifestações de forma rápida e eficiente, contribuindo para a solução de problemas e o aprimoramento contínuo do evento”, afirma o ouvidor do município, Gustavo Nassif.
Outra iniciativa importante será a inclusão do QR Code do Zap Folia em peças gráficas do Carnaval, em locais de grande visibilidade durante o evento, além das redes sociais Instagram e Facebook, facilitando o acesso dos foliões ao canal de comunicação da Ouvidoria. Essa iniciativa garantirá que as demandas e necessidades dos foliões sejam escutadas, atendidas e convertidas em melhorias para o Carnaval de 2025.
Zap Folia em 2023
No Carnaval de 2023, a Ouvidoria registrou 278 manifestações, 113 foram reclamações, 142 pedidos de orientação, 13 sugestões e 10 elogios.
Os assuntos mais abordados pelos foliões, no ano passado, foram: orientação e reclamação sobre blocos de rua, banheiro químico, trânsito e transporte público.