A Prefeitura de Contagem realizou, no último sábado (21/10), um treinamento de 20 dos 80 voluntários que se cadastraram junto à Defesa Civil do município para atuar em situações de desastres, tais como inundações, deslizamentos, tempestades e para acolher e minimizar o sofrimento de famílias afetadas durante essas ocorrências.
A prática foi realizada em parceria com o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), e aconteceu no Centro de Treinamento Metropolitano, pertencente à corporação, no bairro Colonial. Os voluntários participaram de atividades como a simulação de um resgate durante inundação, tanto em ruas e avenidas quanto dentro de veículos, e conheceram sobre os vários métodos de salvamento.
Também aprenderam a fazer nós e amarrações, para fazer laços em cordas ou tirantes firmes que possam auxiliar pessoas presas em escombros e deslizamentos de terra. Conheceram, ainda, técnicas para o chamamento e busca de pessoas vítimas de desabamentos.
Na opinião de Maria Aparecida, líder comunitária do bairro Pedra Azul, o treinamento serviu como um “multiplicador em salvar vidas” em eventuais situações de risco. “Tudo o que foi ensinado pelos bombeiros será repassado para a nossa comunidade. Acredito que quanto mais tivermos esse tipo de capacitação, melhor serão os resultados e vamos salvar vidas”, comentou.
O município de Contagem já conta com 34 núcleos comunitários formados no início da atual gestão e agora, pela primeira vez, está sendo formada uma rede de voluntários de um cadastro amplo para toda a cidade. Todos os voluntários passarão pela capacitação, que deve ocorrer em outros finais de semana ainda este ano.
“Essa é mais uma ação de preparo e prevenção para o período chuvoso das várias realizadas pelo município”, destacou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
Entre os cadastrados, indivíduos acima de 18 anos, pessoas físicas, escaladas para ajudar no apoio, acolhimento e humanização no pré-salvamento e pós-desastres; e pessoas jurídicas, ou seja, empresas que possam reforçar as ações da Defesa Civil para assistir às famílias atingidas, doando ou disponibilizando materiais, equipamentos e pessoal no atendimento às vítimas de eventos graves.
Plancon
A capacitação integra também o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2024, que está sendo finalizado pela Prefeitura e que será apresentado em Audiência Pública, na Câmara Municipal de Contagem, em data a ser anunciada.
Leia também: Chega ao Brasil 8º voo de repatriação de brasileiros vindos de Israel
O Plancon é um documento que estabelece procedimentos para a gestão de riscos e desastres, permitindo uma atuação mais qualificada e coordenada dos órgãos envolvidos, o que contribui para a redução de danos e prejuízos decorrentes de desastres naturais e catástrofes socioambientais.