Prefeito de GV decreta situação de emergência na cidade em razão das cheias

0
5
A área da antiga Feira da Paz já está alagada; Foto:ZeCarlos Souza/Jornal Capital dos Vales
- Publicidade Cadastro Escolar 2025 -

Medida vai permitir que a Prefeitura amplie o suporte oferecido aos atingidos.

O prefeito André Merlo decretou, na tarde de hoje (10), situação de emergência no município de Governador Valadares. A medida se fez necessária em razão do aumento das áreas inundadas e do número de pessoas desalojadas, em decorrência do volume de chuvas intensas que tem assolado todo o Estado de Minas Gerais e atingido, de modo direto, a população ribeirinha ao Rio Doce, em diversos bairros e áreas de Governador Valadares.

Estima-se que os efeitos da inundação atinjam, de modo direto e indireto, aproximadamente 55 mil pessoas que residem em cerca de vinte bairros às margens do Rio Doce, com uma previsão de cerca de 10 mil desalojados. O decreto também leva em conta os riscos da natureza, atuais e iminentes, nas vias públicas, edificações particulares, áreas de ocupação e em prédios públicos, inclusive o risco de desabastecimento de energia e água potável, além da real dificuldade do pleno e integral funcionamento dos serviços públicos municipais, em razão da inundação.

Além disso, os riscos advindos da inundação podem acarretar prejuízos ou comprometer a segurança de pessoas e de bens públicos ou particulares, podendo levar à necessidade de requisitar e ocupar bens e serviços, como também obter recursos financeiros públicos e promover a contratação dos meios necessários para conter o grave estado em que se encontra a cidade.

Por meio do Decreto de Emergência, o município poderá ter acesso a recursos federais e estaduais de forma facilitada e fazer compras emergenciais sem licitação, de modo a custear ações necessárias à recuperação da cidade, além de favorecer as pessoas que tiveram os seus imóveis afetados pelas chuvas, já que estes poderão solicitar a liberação do FGTS.

Confira a relação de escolas que estão servindo de abrigo:

·         Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz – Rua Monte Azul, 125, bairro Esperança

·         Escola Municipal Lina Martelli – Avenida Washington Luiz, 2941, bairro Santa Rita

·         Escola Municipal Professora Valdete Nominato – Rua Adrião Fróes, 5, bairro São Tarcísio

·         Escola Estadual Diocesano- R. Juiz João Costa, 3591, bairro Vila Bretas

Aqueles que necessitarem dos abrigos poderão se deslocar diretamente para esses locais, onde serão acolhidos por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município.

- Publicidade capital -