A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, neste sábado (28), o Dia D do Bolsa Família e do Cadastro Único na capital. A ação, inédita no município, acontece nas nove Diretorias Regionais de Assistência Social, e é voltada para a atualização de dados do CadÚnico, além da inclusão das famílias e orientação sobre os benefícios do programa de transferência de renda. Os atendimentos acontecerão das 8h às 13h.
Atualmente, mais de 60 mil famílias da capital precisam atualizar as informações no Cadastro Único. Dessas, 37.396 já foram convocadas pelo governo federal no processo de Revisão Cadastral 2023 e precisam buscar os postos de atualização para que não tenham os benefícios impactados.
Os esforços da PBH, em diálogo com o governo federal, são para direcionar o cadastro apenas às famílias que, de fato, fazem parte dos critérios. O secretário adjunto e subsecretário de Assistência Social, José Crus, detalha a proposta de realizar a ação.
“Belo Horizonte tem hoje 45 pontos de ações cadastrais do CadÚnico, que as famílias podem, diariamente, buscar para atualizar ou se inscrever próximo de casa. Realizar o Dia D é uma forma de possibilitar que as famílias se programem com antecedência, organizem a documentação, mas também que estejam conscientes dos direitos e deveres em relação ao programa de transferência de renda. Vamos atuar, inclusive, no combate às fake news que causam a desinformação da população e faremos isso por meio do compartilhamento de informações oficiais”, explica.
Cadastro Único
Mais do que uma base de dados, o Cadastro Único para Programas Sociais facilita o acesso às políticas públicas de proteção social. O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda que são aquelas que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Leia também: Secretaria de Educação realiza a 1º Feira do Aprender Valor de Valadares
No CadÚnico são registradas as informações do domicílio, gerais da família e também dados pessoais de cada integrante, como escolaridade, renda, eventual deficiência, despesas mensais, pertencimento a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, dentre outras características.