Número de palestinos mortos em Gaza chega a 3.785, informa ministério

0
18
- Publicidade Capital -

Pelo menos 3.785 palestinos morreram em decorrência de ataques israelenses desde o início do conflito entre Hamas e Israel, em 7 de outubro. Do total, 1.524 são crianças, mil mulheres e 120 idosos. Há ainda 12.493 pessoas feridas, sendo 3.983 crianças e 3.300 mulheres.

O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Saúde de Gaza. A pasta informou ainda que 44 profissionais de saúde foram mortos e 70 ficaram feridos em meio a ataques a hospitais e centros de referência no atendimento a pacientes.

Palestinos e israelenses choram as perdas de entes queridos – Foto: Mohamad Torokman/Reuters

“Forças israelenses parecem ter deliberadamente atacado 23 ambulâncias que agora estão completamente fora de serviço”, informou o ministério.

“Dezenove unidades de saúde foram direta ou indiretamente visadas, forçando a interrupção do trabalho em 14 centros de saúde afiliados ao sistema de cuidados primários do Ministério da Saúde na Faixa de Gaza. Todas as instalações de saúde correm o risco de paralisação total devido a cortes de energia e à grave escassez de combustível”.

Os confrontos foram intensificados após o grupo paramilitar Hamas atacar territórios de Israel próximos à Faixa de Gaza, na Cisjordânia, no último dia 7 de outubro. Foram centenas de vítimas fatais e Israel contra atacou a Palestina poucas horas depois, promovendo centenas de mortes do outro lado da Faixa.

Leia também: Brasileiros podem deixar Gaza nesta segunda, diz embaixador na Cisjordânia

As tensões aumentaram ainda mais quando o governo israelense atacou o Hospital Ahli Arab na Faixa de Gaza, na última terça-feira (17). De acordo com o canal de notícias Al Jazeera, há pelo menos 500 mortos. O local abrigava milhares de civis que procuravam tratamento médico e abrigo contra os ataques israelenses.

Via Agência Brasil

- Publicidade capital -