De acordo com a Autoridade Marítima as temperaturas observadas no mar algarvio, entre junho e julho, foram de 25,1 graus. Valores representam máximos de 20 anos.
Trata-se de uma “onda de calor marinha”, informou a Autoridade Marítima, esta terça-feira, depois de obter os resultados registados por uma boia colocada no mar junto às praias de Faro, entre 28 de junho e 9 de julho, e que faz parte da rede nacional de monitorização do Instituto Hidrográfico (MONIZEE).
De acordo com os valores registados, a água nas praias daquela zona registou temperaturas que chegaram aos 25,1 graus.
As temperaturas “significativamente superiores” à média dos últimos 20 anos indicam a ocorrência de um fenómeno extremo denominado ‘onda de calor marinha”, pode ler-se no comunicado publicado no site da Marinha portuguesa.
“Considera-se uma “onda de calor marinha” se a temperatura diária do mar ultrapassar, durante pelo menos cinco dias consecutivos, um limite estatístico elevado, chamado percentil 90 da temperatura média para aquela região e altura do ano”, diz o comunicado.
De acordo com a mesma nota, a temperatura diária da água do mar registada em Faro “ultrapassou em mais de 5°C a temperatura média” e, dessa forma, corresponde “à categoria de onda de calor marinha considerada extrema”.
Com informações do Portal EuroNews