O veterano mandatário José Metódio Dornas, conhecido popularmente como Juca Dornas, foi eleito pela segunda vez vereador em Brumadinho. O presidente da câmara iniciou sua jornada pública em 2000 quando foi eleito vereador pela primeira vez. Na época, a câmara dos vereadores liderada pelo então presidente Paulo Bernardes, não havia sede própria, sendo alocada em um imóvel de aluguel.
Juca fez parte deste marco histórico para a cidade, quando em 2002 a câmara foi realocada e sediada em imóvel própria do município, onde se localiza até hoje. Juca também participou da criação da CPI dos imóveis em Brumadinho. O município tinha diversos imóveis fora da destinação correta e a CPI foi criada para a regularização e devolução desses imóveis para a prefeitura.
Juca foi proponente do projeto de reforma da ponte sobre o Rio Paraopeba. A ponte estava desgastada e o trânsito frequente de veículos leves e pesados era dificultado pelo translado ser apenas em uma direção. Após denúncias feitas pela população de que a ponte estava em riscos, assoreada e ainda possuía trânsito de via única, Juca protocolou o pedido de reforma apresentando laudos e fotos com solicitação de atendimento público para a reforma ainda durante seu primeiro mandato em 2003. A reforma foi realizada com êxito para a melhoria de vida e locomoção da população de Brumadinho.
Hoje, após um hiato de quatro anos desde a última vez que foi eleito em 2017 com mandato até 2020, o vereador eleito com 411 votos pelo Partido Republicano Democrático (PRD) conduz os debates políticos e reuniões de pauta com os vereadores da casa. Enquanto presidente, Juca já realizou mudanças na Câmara.
A população com anseio de participar das decisões e políticas do município solicitou que as reuniões ordinárias mudassem de turno por conta da agenda de trabalho dos cidadãos. As reuniões passaram para o horário noturno, sendo anteriormente em turno vespertino. “Trocamos ideias, fazemos ajustes e lavamos roupas sujas entre nós em reuniões de pauta para ajustarmos e alinharmos nossas ideologias. Levamos para a população o que já discutimos em comissões dividas em áreas separadas. Tudo alinhado para o bem da cidade e do município. “ Explicou Juca ao Jornal Capital dos Vales.