Foi por pouco! Por mais que a situação no Campeonato Brasileiro não seja das melhores, tendo em vista o cartel de seis derrotas consecutivas, o Atlético Mineiro entrou em campo no Mineirão em busca de celebrar uma vaga na grande final da Copa Sul-Americana.
Mesmo com o resultado negativo de 2×1 no jogo de ida, contra o Colón, na Argentina, o clube brasileiro demonstrou muita garra e vontade e conseguiu levar a partida para os pênaltis. Mesmo com a chance de garantir a classificação no tempo normal, o placar acabou igual o dos primeiros 90 minutos.
Na disputa dos penais, os argentinos se saíram melhor e concretizaram a vitória por 4×3, deixando assim o sonho dos mineiros para trás. Mesmo com a eliminação e a frustração de um ano praticamente ‘perdido’, Rodrigo Santana afirmou que não teme deixar o cargo, justamente pelo fato de acreditar na diretoria do clube.
Ao fim do segundo jogo da semifinal do torneio, ficou decidida a grande final. Os dois brasileiros que buscavam carimbar o passaporte para Assunção no Paraguai não conseguiram passar por seus respectivos adversários, como foi o caso do Corinthians, contra o Independiente del Valle.
Com isso, os equatorianos e argentinos protagonizarão o duelo final desta edição da Sul-Americana e a busca pela vaga na Libertadores 2020, sem falar na premiação final. O jogo acontecerá em partida única, no dia 9 de novembro, no estádio General Pablo Rojas, no Paraguai.