Municípios do Vale do Rio Doce se reunem em GV para conhecer os benefícios de fazer parte da área da Sudene

0
16
André Merlo destacou ontem(6) em evento da Assoleste a relevância da inclusão dos municípios do Leste de Minas na área de atuação da Sudene. Foto: Zé Carlos Souza/Jornal Capital dos Vales.
- Publicidade Capital -

A prefeitura de Governador Valadares e a Diretoria Jurídica da presidência do Senado vão se reunir hoje (07) ,com os prefeitos dos 81 municípios do Vale do Rio Doce que acabaram de ser incorporados à área da Sudene. Os chefes dos executivos municipais vão ficar sabendo, por exemplo, que as empresas que atuam na região vão poder contar com uma série de incentivos fiscais, como redução de até 75% do valor do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, e empréstimos a juros mais baixos.

O evento terá a presença de Senadores, Deputados, Vereadores, Prefeitos das cidades recém incluídas na área da Sudene, empresários, entidades de classes diversas lideranças políticas e empresariais. O Prefeito de Governador Valadares,  André Merlo destaca a importância do encontro. “Desde o início deste ano, já estamos trabalhando o plano “Acelera Valadares, pensando no desenvolvimento do nosso município. Agora, mais do que nunca, está em nossas mãos, deixarmos uma cidade estruturada, preparar legislações atrativas para atrair empresas, pensar na tecnologia, enfim, nos organizar para que os empreendedores venham investir em nossas cidades. Nada melhor que esse encontro, para fazermos os primeiros alinhamentos, porque a gestão de cada município vai ser de extrema importância nesse processo”, explicou o Prefeito de Valadares.

“Estamos certos de que a inclusão dos municípios do Vale do Rio Doce na área da Sudene vai transformar a realidade nessas cidades, com a atração de mais investimentos, geração de emprego e renda e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de uma parcela considerável da população”, ressalta Alexandre Silveira, diretor jurídico da presidência do Senado, um dos participantes do encontro.

No último dia 27 de setembro, numa sessão conjunta da Câmara e do Senado, o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que incluía as 81 cidades do Rio Doce na área da Sudene foi derrubado. “O que fizemos foi corrigir uma injustiça”, assinalou Alexandre Silveira, que destacou o papel do prefeito de Governador Valadares, Andre Merlo, bem como dos deputados federais Hercílio Coelho Diniz e Euclydes Pettersen, nas articulações que resultaram na derrubada do veto.

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, acredita que todos os municípios do Vale do Rio Doce vão experimentar um crescimento vigoroso nos próximos anos, visto que as empresas que atuam nessas cidades vão contar com uma série de vantagens competitivas, o que vai ajudar na atração de novos negócios.

Essa é também a expectativa do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares, Jackson de Souza Lemos. “Nos próximos dez anos, as vagas de emprego em Valadares vão dobrar”, afirma Lemos, que é também o secretário municipal de Planejamento da cidade.

Quem também vai participar da reunião em Governador Valadares com os prefeitos do Rio Doce será o senador Carlos Viana (PSD-MG). Ele foi o relator no Senado do projeto que incluiu os 81 município da região na área da Sudene e, juntamente com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, teve papel fundamental nas articulações que acabaram por derrubar o veto presidencial.

Para explicar melhor aos municípios o que eles terão de benefícios com a inclusão na área da Sudene, vai participar do encontro uma representante da autarquia. O Banco do Nordeste, que tem uma linha de financiamento especial para empresas que atuam na área, com juros mais baixos do que os praticados por outras instituições financeiras, também vai mandar um representante.

- Publicidade capital -