Os proprietários dos veículos com placas de finais 1 e 2 devem ficar atentos ao vencimento da primeira parcela do IPVA, nesta segunda-feira (20).
A programação prossegue durante toda esta semana. Por dia, serão sempre dos finais de placa. Acompanhe a tabela abaixo:
Depois de ter sido alvo de disputa judicial entre o Executivo e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o imposto foi prorrogado para o mês de março.
Os valores foram congelados por lei e são os mesmos cobrados em 2021. Mesmo com os valores congelados, a expectativa do governo de Minas Gerais é arrecadar R $ 7,1 bilhões. Ou seja, 10% a mais do que em 2021, quando o resultado foi de R $ 6,4 bilhões de reais.
Caso fosse aplicado o padrão indicado, a partir da tabela Fipe, usada para negociação de veículos usados, o reajuste aplicado deveria ser de cerca de 22,8%.
Consulta
A consulta dos valores a serem pagos deve ser feita no site da Secretaria de Estado da Fazenda. Clique aqui para acessar.
Outra opção é acessar, por celular, o MG APP, ou ligar para o 155. Para ter acesso aos dados, é preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) que consta do documento do veículo.
Desconto
Este ano, o desconto será de 3% para quem pagar o IPVA com cota única. Quem não tiver débitos com o governo por causa do IPVA, nos últimos dois anos, terão mais 3% pelo critério de ser “bom pagador”.
A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) é de R$ 135,95 para todos os veículos e deve ser paga até o dia 31 de março, independentemente da placa
Os valores arrecadados com o IPVa serão distribuídos da seguinte forma:
40% para o caixa único do estado, 40% para os municípios onde os veículos são emplacados e –
20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).