O fogo que começou na região de Derribadinha , consumiu 651 hectares de vegetação , 121 ficam na Área de Preservação Permanente (APP) do Pico da Ibituruna. O estrago só não foi maior graças à ação rápida e estratégica do Sistema de Comando em Operações (SCO) que montou “QG” no Parque Natural Municipal e o trabalho incansável de todos os envolvidos. O incêndio foi combatido com foices, enxadas, abafadores, bombas costais, duas aeronaves Airtractor e muito empenho. A chuva que caiu na última noite(26), ajudou a selar o trabalho dos envolvidos na operação de combate ao incêndio.
O sinistro começou na segunda-feira última (23), foi controlado na noite de quarta-feira (25). Nesta quinta-feira (26), às 7 horas, foi iniciada uma “operação rescaldo” para identificação de pontos que podem provocar reignição (reinício), principalmente em razão dos ventos. Também é feita a busca do local da origem do fogo. A Polícia Civil investiga a autoria. O prefeito André Merlo, que mesmo em viagem acompanhava os trabalhos, esteve no QG na quarta-feira. “Foi um trabalho intenso, estratégico e exemplar de união. Agradecemos a todos os envolvidos”, disse, pedindo mais cuidado com o meio ambiente.
Atuaram nesta operação de combate o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, IEF, Prefeitura de Valadares (por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, ABT da Brigada do Aeroporto, caminhões-pipa do SAAE para abastecimento das aeronaves e hidratação das equipes em campo e uma van da Secretaria Municipal de Educação) e também como os trilheiros que levaram água e alimentos para os combatentes que estavam em locais de difícil acesso.