O jornalista e comentarista político Caio Coppolla lançou na segunda-feira (15) um abaixo-assinado com o pedido para que o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja pautado no Senado Federal, pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco. O abaixo-assinado ultrapassou a marca de 2 milhões de assinaturas na manhã dessa terça-feira (16).
“Esse é de longe o vídeo mais importante que eu já fiz na minha vida (…) Para quem me conhece, sou Caio Coppolla e trabalho na imprensa como comentarista, e no ano passado eu fui classificado como um dos 10 maiores influenciadores da política na internet, essa é uma responsabilidade que eu levo muito a sério, mas meu trabalho depende de uma garantia fundamental: a liberdade de expressão”, disse o jornalista ao anunciar o abaixo-assinado em um vídeo publicado em suas redes sociais.
Coppolla cita que uma das motivações do pedido é a defesa da liberdade que tem sido atacada pela atuação do ministro Alexandre de Moraes através de inquéritos como o 4781, conhecido como inquérito das Fake News.
O pedido vem na esteira de prisões como a do jornalista Oswaldo Eustáquio e do deputado federal Daniel Silveira, ambos investigados em inquéritos relatados por Moraes no STF.