Um idoso de 61 anos morreu na manhã desta sexta-feira (24) enquanto esperava atendimento na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Governador Valadares, região do Vale do Rio Doce. Segundo relatos, assim que chegou ao local, o homem começou a passar mal e não recebeu socorro de nenhum médico da unidade.
Em entrevista ao G1, parentes do idoso informaram que ele tinha uma p
Por meio de nota, o INSS confirmou o horário agendado da perícia médica da vítima e esclareceu que, “segundo relatos”, o senhor já estava se sentindo mal. De acordo com o instituto, o acompanhante do idoso foi orientado por um perito médico, que estava chegando para o trabalho, para que acionasse o Serviço Móvel de Urgência (Samu). No entanto, “a família optou por aguardar a realização da perícia médica e, posteriormente, acionar o atendimento médico de urgência”.
Segundo a Polícia Militar de Governador Valadares, o Samu chegou a ser acionado, mas o idoso morreu antes que os socorristas chegassem ao endereço. O INSS informou, também, que as agências da Previdência Social não possuem recursos materiais para atendimento de urgência, já que o local não presta serviços da área de saúde, “motivo pelo qual o protocolo utilizado é o acionamento do Samu”.
erícia médica marcada para as 8h40, chegando na agência por volta das 7h. Conforme um enteado do homem, em março ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral e estava na unidade para conseguir a aposentadoria.
Confira a íntegra da nota do Instituto Nacional do Seguro Social: