Hospital Bom Samaritano em GV inaugura UTI Pediátrica

0
36
Foto: divulgação
- Publicidade Capital -

Governador de Minas Romeu Zema vem a Valadares para a solenidade

A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), mantenedora do Hospital Bom Samaritano (HBS), inaugura nesta sexta-feira (24), às 9:00h ,a UTI Pediátrica do hospital, a primeira privada e filantrópica de Governador Valadares, em uma cerimônia com a presença do Governador Romeu Zema, Prefeito André Merlo, deputados federais e estaduais. Serão 10 leitos, todos com infraestrutura moderna,  alta tecnologia que garante atendimento especializado a crianças em estado grave ou que tenham potencial de gravidade e que em breve atenderá pacientes SUS.

O investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões em obra, mão de obra e equipamentos. A UTI Pediátrica traz a esperança de que em 2024 tenhamos o serviço de oncologia e cirurgia cardíaca infantil. “Atendendo às estratégias de fomento à ampliação de Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas (UTI-P), vinculadas ao Módulo: Valor em Saúde da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas – estamos investindo com a expectativa de que a médio prazo possamos ampliar as habilitações de Alta Complexidade em Oncologia e de Alta Complexidade Cardiovascular, oferecendo novos serviços de oncologia pediátrica e cirurgias cardiovasculares infantil”, explica o Superintendente administrativo do Hospital Bom Samaritano, Elvis Andrade.

Além de recursos próprios, a UTI Pediátrica recebeu recursos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado fomentados pelos deputados Hercílio Diniz e Enes Cândido e pela ex-deputada Celise Laviola, que atuou junto a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para habilitação. No município, o prefeito André Merlo em concordância com a secretária de saúde, Caroline Sangali, apoiou e autorizou a aprovação junto a SES e, o superintendente da regional de saúde, Rômulo Gusmão, agilizou o processo técnico para a sua aprovação.

A participação de todos neste projeto, proporcionará atendimento e acolhimento às crianças que necessitem de cuidados especiais. “Vamos inaugurar uma UTI moderna, com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogas e técnicos de enfermagem com especialização em terapia intensiva, para ajudar a suprir a demanda da cidade e região”, explica a gerente assistencial do HBS, Flávia Linhares.

Complexo Hospitalar Bom Samaritano

Mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano, que há 74 anos trabalha em prol da saúde dos valadarenses e de moradores dos mais de 84 municípios de todo Vale do Rio Doce, o Hospital Bom Samaritano está em pleno funcionamento há 22 anos, mas desde 1998 presta o serviço de combate ao câncer na cidade (23 anos como hospital do Câncer de Governador Valadares).

É considerado um Complexo Hospitalar, tem cerca de 1.440 colaboradores (incluindo os serviços terceirizados) e é responsável por cerca de 40% dos leitos hospitalares da cidade. O HBS teve em 2022, 86,94% dos seus atendimentos hospitalares foram voltados para pacientes encaminhados pelo SUS o que reforça seu caráter filantrópico e os outros 13.06% de atendimentos restantes são de convênios, particulares e filantropia.

Números de 2022, mostram que foram realizados 9.367 internações hospitalares e 432.704 atendimentos ambulatoriais.

O Hospital Bom Samaritano conta com residência médica, autorizada pelo MEC, nas áreas de Cardiologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, terapia Intensivista, Oncologia Clínica e Oftalmologia e tem convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora e com a Univale, ambos para garantir campo de estágio aos estudantes, cumprindo seu papel e sua missão junto à comunidade onde está inserido.

É reconhecido como referência em alta complexidade para toda a região nas áreas de Oncologia, Nefrologia, Cirurgia Bariátrica, Implante Coclear (ouvido Biônico), Cardiovascular, Traumatologia e Ortopedia, sendo todos os serviços habilitados pelo Ministério da Saude para atendimento a usuários do SUS e administra UPA 24h, considerada Tipo III de Complexidade Intermediária (100% SUS).

 

- Publicidade capital -