A comissão técnica do Cruzeiro entendeu que a partida contra o Tombense, neste sábado (12), seria o momento adequado para dar um “descanso” aos jogadores titulares, que vêm de cinco partidas em 14 dias. Por isso, para o compromisso desta noite no estádio Almeidão, a Raposa recorreu à garotada da base, que não decepcionou. Especialmente, o talentoso e inteligente meia canhoto Daniel Júnior, que abriu o caminho para o triunfo por 3 a 0, em Tombos. Giovanni e Thiago sacramentaram a vitória, em duelo pela sexta rodada do Campeonato Mineiro.
O “novo” Cruzeiro trabalha há pouco mais de um mês e ainda passa por profunda reestruturação, dentro e fora de campo. Por óbvio, não há como se colocar sobre os ombros dos jovens a responsabilidade em decidir, resolver. No entanto, nesses primeiros testes, os garotos têm demonstrado valor. Em campo, os meninos criados na Toquinha estão “dizendo” ao técnico Paulo Pezzolano que, com o tempo necessário e a devida adaptação, podem, sim, contribuir.
Além de Daniel Júnior, pela primeira vez como titular, o goleiro Denivys também demonstrou segurança, em seu segundo teste desde o início de uma partida.
“A gente trabalha muito para que as coisas aconteçam, mas a gente nunca espera. Esse início está sendo maravilhoso para mim. Nesses três jogos, pude representar o Cruzeiro muito bem. Estou muito feliz pelo gol, é uma sensação inexplicável”, festejou o meia de 19 anos.
Com a vitória na Zona da Mata, a Raposa segue na ponta, com 15 pontos. O Gavião Carcará, por sua vez, continua com sete, no meio da tabela. O Cruzeiro volta a campo na próxima quinta-feira (17), quando recebe o Uberlândia, às 20h, no Independência. Já o Tombense visita o Democrata-GV, quarta-feira (16), às 20h, no Mamudão.
O jogo
Para um time que nunca havia atuado junto, o Cruzeiro até que não sentiu a eventual falta de entrosamento. Contando apenas com o lateral-esquerdo Rafael Santos e o meio-campo Giovanni considerados titulares, a equipe estrelada tentou se impor no gramado do Almeidão. Nos primeiros minutos, marcou o Tombense em seu campo, dificultando bastante a saída de bola dos donos da casa.
Apesar da forte marcação, a Raposa não criou oportunidades que levassem perigo à meta adversária. Pelo contrário, quem assustou primeiro foi o Tombense, quando Manoel arriscou de fora da área e Denivys fez boa defesa. No entanto, dois minutos depois, foi o Cruzeiro quem chegou e marcou. Daniel Júnior bateu forte de longa distância, Rafael Santos tentou espalmar, mas a bola morreu no fundo da rede, aos 18 minutos.
Em desvantagem no placar jogando em casa, não restou alternativa ao Tombense, que passou a buscar mais as jogadas ofensivas, com destaque para as investidas de Daniel Amorim. Na tentativa mais perigosa, o atacante subiu entre os zagueiros e testou firme, mas Denivys evitou o empate, aos 40 minutos.
Mal o árbitro Marco Aurélio Fazekas Ferreira soou o apito para o início da segunda etapa, o Cruzeiro ampliou. A Raposa roubou bola no campo adversário, Thiago avanço e encontrou Giovanni livre. O camisa 10 teve tempo de dominar e escolher o canto de Rafael Santos para marcar, na primeira “volta” do relógio.
O segundo gol provocou certo relaxamento do Cruzeiro, aliado à necessidade do Tombense de tentar buscar o placar. Contudo, o ataque da equipe da Zona da Mata, quando conseguiu chegar, parou no promissor goleiro Denivys. Thiago, também oriundo da base, fechou o marcador, aos 46 minutos.
FICHA TÉCNICA
TOMBENSE 0 X 3 CRUZEIRO
Motivo: sexta rodada do Campeonato Mineiro
Local: estádio Almeidão, em Tombos (MG)
Gols: Daniel Júnior, aos 18 minutos do primeiro tempo; Giovanni, a 1, e Thiago, aos 46 minutos do segundo tempo
Cartão amarelo: Bruno José (Cruzeiro)
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Assistentes: Leonardo Henrique Pereira e Fernanda Nândrea Gomes Antunes
TOMBENSE: Rafael Santos; David, Moisés, Jordan e Manoel; Rodrigo, Marquinhos (Alison Silva) e Jean Lucas (Vinicius Mingotti); Keké (Kleiton), Daniel Amorim e Everton Galdino (Lucas Santos). Técnico: Rafael Guanaes
CRUZEIRO: Denivys; Geovane, Mateus Silva, Paulo e Rafael Santos (Weverton); Ageu (Fernando Canesin), Lucas Ventura (Marco Antônio), Daniel Júnior (Mitivoc) e Giovanni (Vitor Roque); Bruno Jose e Thiago. Técnico: Martin Varini (interino)
—