A região de Porto das Cachoeiras (antigo distrito de Santo Antônio do Porto) mobilizou vários setores da Prefeitura diante dos prejuízos causados pelas chuvas ocorridas no dia 21 de janeiro. O temporal não deixou vítimas, mas provocou a inundação de casas, além da queda ou o comprometimento de taludes (barrancos), gerando transtornos para a comunidade.
Diante dessa situação, 15 famílias atingidas e que foram cadastradas pelas equipes volantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foram contempladas com doações, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Secretaria realizou, nesta semana, a entrega de kits de higiene, contendo mais de 30 itens para auxiliar na limpeza das casas e higiene pessoal, além de kit de roupa íntima, um fogão quatro bocas e um colchão. Os colchões e kits de higiene e foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura, para situações de calamidade.
Já os fogões e kit de roupa íntima foram obtidos através de doações destinadas às famílias que sofreram com fortes chuvas em 2021, mas que não fizeram a retirada das doações, não foram encontradas durante a busca ativa ou não atenderam durante as tentativas de entrega. Diante disso, os fogões ganharam um novo destino, diante da necessidade das famílias atingidas em Porto das Cachoeiras.
A aposentada Carmelita Ferreira expressou toda a sua gratidão com o apoio recebido. “ A ajuda da Prefeitura foi excelente. Nunca vi tanta felicidade em cooperar com a gente. Nossas casas já estão todas limpas. Todo material que perdemos já está no lugar. Nós estamos felizes. Que Deus possa continuar a abençoar a todos que cooperaram com a gente”.
O açougueiro José Antônio também ficou satisfeito com todo o suporte, diante do momento de dificuldade. “Eu só tenho a agradecer a Prefeitura e todos que estão dando essa força pra gente, porque não foi fácil”.