O Governador Romeu Zema (Novo) esteve na Áustria na última semana, para a assinatura de um acordo com a Andrix, visando a implantação de uma fábrica de equipamentos e máquinas para grandes indústrias, em Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce. O deputado Enes Cândido (Republicanos) acompanhou esta visita e ressaltou a importância do empreendimento para Governador Valadares e toda região.
“A Andrix tem seu projeto piloto de abertura de um novo momento para Governador Valadares. Dar certo a instalação da Andrix e a operacionalização dela como fabricar e entregar, vai trazer outras empresas. Ou seja ela passa a mudar o cenário, deixando de ser um município só de comércio para ser um município que pode, sim, atrair empresas, com um arcabouço competitivo”, afirma o parlamentar.
Ao todo, a empresa vai aportar investimentos de R$285 milhões , com a geração de mais de 200 empregos diretos. O parlamentar ressalta que a vinda da empresa vai gerar muito mais dividendos para o Estado, além dos empregos gerados. “Ela [Andrix] traz a desburocratização de todo um processo de abertura de empresas, de impostos arrecadados e, com esse cenário, Minas volta a ser competitiva novamente, trazendo outros investimentos para o Estado”, pontua Enes.
Leia também: Wallace Barreto recebe Título Honorífico Cidadão Valadarense
Minas Gerais possui a maior malha viária do Brasil e, atualmente, a Andrix tem sede em Araraquara, interior de São Paulo e já possui contratos no Norte e Nordeste do País. Desta forma, viabilizar a construção de uma fábrica no Estado é extremamente necessário para a empresa e vantajoso para Minas Gerais.
“A logística de Araraquara até o Norte do país, passa pelo Sudeste inteiro para pegar a estrada Rio/Bahia, que passa por Governador Valadares. A empresa deixa de sair do interior de São Paulo, reduz metade do trajeto para fornecer onde já tem contrato. A Andrix entendeu a vantagem logística e o arcabouço fiscal, e isso é só o pontapé inicial de todo esse processo. Estamos mais próximos do Norte e Nordeste e mais baratos para a empresa”, analisa.
Historicamente, Governador Valadares é um município fornecedor de mão de obra para os Estados Unidos. O parlamentar ressalta que, com a ida da empresa para a cidade, a perspectiva é que mais pessoas se fixem em Valadares, com a tendência de um futuro mais promissor, podendo viver perto de seus familiares. “O estado quer que o mineiro gere riquezas, que fique aqui, more aqui. Eu, mais do que nunca, quero que meu filho faça 18 anos e fale ‘pai, não vou para os Estados Unidos porque tenho emprego aqui em Governador Valadares’”, finaliza Enes Cândido.