A disputa pela prefeitura em Governador Valadares será equilibrada até o dia 06 de outubro, não existindo disparidade de votos em relação às últimas eleições para a prefeitura no município. Faltando apenas 29 dias para as eleições o cenário é complexo e indefinido, essencialmente, pela cidade não atingir os 40% das intenções de voto.
Governador Valadares perdeu 15 mil eleitores entre as eleições de 2020 e 2024, com isso, não somando os 200 mil eleitores necessários para a formação de segundo turno.
A liderança da pesquisa eleitoral realizada pelo DATATEMPO é numericamente do deputado estadual Coronel Sandro (PL) com 26,4% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Léo Monteiro (PT) que possui 25,4% da preferência dos eleitores.
Se levarmos em consideração somente os votos válidos, o candidato do partido liberal (PL) tem 36,9% enquanto o candidato do partido dos trabalhadores (PT) soma 35,5%. Os pontos percentuais da margem de erro chegam a 3,7 para mais ou para menos. Em terceiro lugar na pesquisa vem o candidato Renato do Samaritano (REPUBLICANOS) com 17,9% das intenções de voto e 25% dos votos válidos, deixando em último colocado o empresário Robson Natal (MOBILIZA) tendo apenas 1,9% das intenções do eleitorado valadarense, somando 2,6% quando excluídos os votos brancos e nulos. Portanto, o cenário será acirrado e decisivo até os últimos segundos, tornando a corrida emocionante e passível de reviravoltas, contando com a importância abrupta do voto a voto e o boca a boca dos candidatos.
A periferia, estrategicamente, será o foco dos candidatos nesta reta final de eleição, com os postulantes a prefeitura carregando a missão de competir os votos das comunidades valadarenses e aumentarem suas aceitações entre os votantes da cidade do Vale do Rio Doce.