O Cruzeiro ampliou a vantagem sobre o América ao vencer o clássico deste domingo por 3 a 2, no Independência, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. O grande destaque da partida foi o atacante Fred, que marcou os três gols celestes e assumiu a artilharia do Estadual, com 10 tentos. Descontaram para o Coelho o zagueiro Diego Jussani e o atacante Jonatas Belusso, ambos em finalização de cabeça.
No próximo sábado, às 19h, Cruzeiro e América voltam a se enfrentar, desta vez no Mineirão. Como terminou a primeira fase com campanha superior à do Coelho, o time comandado pelo técnico Mano Menezes avançará à decisão mesmo se perder por um gol de diferença.
Antes de pensar no segundo duelo do regional, a Raposa terá compromisso contra o Emelec, pela terceira rodada do Grupo B da Copa Libertadores. A delegação embarca em voo fretado para Guayaquil, no Equador, na tarde desta segunda. O jogo acontecerá na quarta, às 21h30, no Estádio George Capwell.
O jogo
Tanto América quanto Cruzeiro precisaram efetuar mudanças em suas escalações. Givanildo Oliveira trocou o lesionado Juninho por Christian, além de manter Ronaldo na vaga do lateral-direito Leandro Silva, em tratamento de estiramento muscular na coxa esquerda. Já Mano Menezes, por orientação do departamento médico, poupou Edilson e Rodriguinho. Os respectivos substitutos foram Orejuela e Rafinha.
Os números do primeiro tempo calculados pelo Footstats mostraram vantagem cruzeirense na posse de bola (52,74% a 47,26%) e em troca de passes (266 a 195). No quesito finalizações houve empate: seis para cada lado, sendo apenas uma em direção ao gol. Foi justamente o faro de artilheiro que fez a diferença aos 17min. Após passe de Rafinha nas costas de Ronaldo, Egídio apareceu na linha de fundo e cruzou no segundo poste para Fred marcar de cabeça: 1 a 0.
No segundo tempo, Givanildo Oliveira tentou dar velocidade ao ataque americano colocando Neto Berola no lugar de Felipe Azevedo. Só que uma falha na intermediária do campo de defesa custou caro à equipe. Aos 6min, Zé Ricardo errou domínio de bola, foi pressionado por Marquinhos Gabriel e Robinho e acabou desarmado. Livre na ponta esquerda, o camisa 19 cruzeirense tocou rasteiro para Fred fazer o segundo de dentro da grande área: 2 a 0.
O América deu indícios de que poderia buscar uma reação aos 11min. Em escanteio cobrado por João Paulo, o zagueiro Diego Jussani subiu mais que Egídio e cabeceou no ângulo esquerdo de Fábio: 2 a 1. Givanildo colocou sangue novo na equipe, com a entrada de França na vaga de Matheusinho, mas o Coelho não transformou a supremacia na posse de bola em muitas finalizações de perigo contra o goleiro Fábio.
O Cruzeiro, por outro lado, continuou explorando os ataques pelas beiradas de campo. Aos 27min, Dedé deu chutão, Marquinhos Gabriel passou pelas costas de Ronaldo e conseguiu alcançar a bola na linha de fundo. O toque rasteiro para o meio da área encontrou Fred, que marcou o terceiro dele no clássico e o 10º no Campeonato Mineiro: 3 a 1.
Tudo indicava que a Raposa levaria vantagem confortável para a segunda partida, porém o Coelho se manteve vivo na semifinal ao fazer o segundo gol em cabeceio de Jonatas Belusso, aos 39min, após nova assistência de João Paulo: 3 a 2. Agora, o time americano terá de conseguir uma façanha para ir à final: ganhar por dois gols de vantagem no Mineirão.
AMÉRICA 2X3 CRUZEIRO
AMÉRICA
Fernando Leal; Ronaldo, Paulão, Diego Jussani e João Paulo; Christian e Zé Ricardo; Marcelo Toscano (Jonatas Belusso, aos 31min do 2ºT), Matheusinho (França, aos 24min do 2ºT) e Felipe Azevedo (Neto Berola, no intervalo); Júnior Viçosa
Técnico: Givanildo Oliveira
CRUZEIRO
Fábio; Orejuela, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Romero; Rafinha (Vinícius Popó, aos 39min do 2ºT), Robinho e Marquinhos Gabriel (Jadson, aos 32min do 2ºT); Fred (Sassá, aos 35min do 2ºT)
Técnico: Mano Menezes
Gols: Diego Jussani, aos 11min do 2ºT (AME); Fred, aos 17min do 1ºT; aos 6min e aos 27min do 2ºT (CRU)
Cartões amarelos: França, aos 29min do 2ºT (AME); Robinho, aos 2min, Egídio, aos 37min, Orejuela, aos 44min do 2ºT (CRU)
Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
Estádio: Independência
Data: domingo, 31 de março de 2019
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Bruno Boschilia e Felipe Alan Costa de Oliveira
Árbitro de vídeo (VAR): Wagner do Nascimento Magalhães
Assistente do VAR: Carlos Berkenbrock
Público: 6.746
Renda: R$ 99.035,00