Estratégias ofensivas de Pepa não funcionam, e Cruzeiro pagou caro por erros de marcação no meio-campo contra o Cuiabá
O embalo do Cruzeiro na Série A do Campeonato Brasileiro foi freado pelo Cuiabá na noite desta segunda-feira (22/5). Com muitos erros de transição no meio-campo e pouco inspirado no ataque, a Raposa pagou caro e foi derrotada por 1 a 0 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela sétima rodada.
Com uma postura menos agressiva do que de costume, a equipe estrelada sofreu para chegar com perigo à meta adversária. O volume de jogo só aumentou no segundo tempo, quando Pepa mexeu no time.
Com o resultado, o Cruzeiro permaneceu na quinta posição, com 12 pontos. A distância para o líder Botafogo é a mesma (seis). Já o Cuiabá chegou a sete pontos e deixou a zona de rebaixamento (14º colocado).
O próximo compromisso do time estrelado será no sábado (27/5), às 18h30, contra o Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Pepa terá quatro dias para preparar a equipe para o jogo da oitava rodada do Brasileirão.
Cruzeiro cria pouco e sofre gol
Embora tenha começado mais quente no jogo, o Cruzeiro pagou caro no fim do primeiro tempo por ceder espaços ao Cuiabá. A equipe ficava com a bola em posse por mais tempo (62% x 38%), mas não conseguia chegar com perigo. As melhores chances foram em chutes de fora da área.
A estratégia do Dourado era clara: defender-se acima de tudo e sair em contra-ataque pelas laterais. Para isso, o técnico António Oliveira povoou o meio-campo. Dessa forma, o Cruzeiro precisou arriscar de fora da área para incomodar. Foram seis finalizações, porém apenas três na direção do gol.
Com dificuldades para envolver o rival, o Cruzeiro adiantou sua marcação até a linha central. Em uma dessas investidas arriscadas, a Raposa tomou um contra-ataque quase fatal. Jonathan Cafu chutou por cobertura e por pouco não marcou um golaço.
O castigo veio no lance seguinte, aos 36 minutos. Fernando Sobral fez boa jogada pelo lado direito e cruzou na medida para Deyverson. O centroavante se antecipou a Lucas Oliveira e cabeceou para o fundo da rede: 1 a 0.
Time muda postura, mas não consegue bater Cuiabá
Por sua vez, a Raposa só aumentou seu volume de jogo após os 15′ da etapa final, quando Wallisson, Igor Formiga e Nikão entraram em campo. O corredor do lado esquerdo, com Bruno Rodrigues, foi a principal válvula de escape do Cruzeiro.
A evolução do Cruzeiro na partida, no entanto, não foi suficiente para evitar a terceira derrota no Campeonato Brasileiro. A noite fria em Sete Lagoas era uma daquelas em que nada deu certo para os mineiros.
CRUZEIRO 0 X 1 CUIABÁ
Cruzeiro
Rafael Cabral; William (Igor Formiga, aos 15′ do 2ºT), Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado (Daniel Jr, aos 41′ do 2ºT), Ramiro (Wallisson, aos 15′ do 2ºT) e Neto Moura (Gilberto, no intervalo); Bruno Rodrigues, Wesley (Nikão, aos 15′ do 2ºT) e Henrique Dourado
Técnico: Pepa
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e Rikelme; Fernando Sobral, Raniele e Denilson (Ronald, aos 36′ do 2ºT); Jonathan Cafu (Cappelini, aos 45′ do 2ºT), Wellington Silva (Iury Castilho, aos 30′ do 2ºT) e Deyverson (Isidoro Pita, aos 36′ do 2ºT)
Técnico: António Oliveira
- Gol: Deyverson (aos 36 do 1ºT)
- Cartões amarelos: Gilberto (Cruzeiro); Wellington Silva e Jonathan Cafu (Cuiabá)
- Motivo: 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 22/5/2023
- Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
- Com informaçõess do Portal Uai