Cabulosas se classificaram para a final do Brasileirão Feminino, diante do Palmeiras, e garantiram vaga na disputa da competição continental
O Cruzeiro está na Libertadores! As Cabulosas se classificaram, na manhã deste domingo (31), para a Copa Libertadores Feminina de 2026. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no Independência, em Belo Horizonte, a equipe celeste avançou à final do Brasileirão Feminino com a vitória em 4 a 3 no agregado, e garantiu vaga inédita na competição continental.
Ao lado do Cruzeiro, o Corinthians superou o São Paulo, no Canindé, na capital paulista, e é o segundo time classificado para a edição de 2026. O adversário da Raposa na final do Brasileiro é o atual campeão da Libertadores 2024. As ‘Brabas’ conquistaram o sexto título diante do Santa Fe, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
Apesar do preenchimento das vagas para a disputa da Libertadores em 2026, a competição ainda não tem data de início definida. Isso porque a edição de 2025 ainda não aconteceu. O torneio está previsto para começar em outubro. Além do Corinthians, o São Paulo, vice-campeão do Brasileirão em 2024, e a Ferroviária, terceira melhor campanha do Campeonato Nacional, serão os representantes brasileiros na competição.
Final inédita
O Cruzeiro fez história neste domingo (31). Além de registrar o maior público da história do futebol feminino, as Cabulosas se classificaram pela primeira vez para a final do Campeonato Brasileiro.
Com isso, o time celeste quebrou a hegemonia do ‘eixo Rio-São Paulo’, dominantes nas decisões desde a criação do torneio. O Campeonato Brasileiro Feminino, criado em 2013 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), já teve 12 finais: nove com clubes do eixo, sendo oito entre equipes paulistas.
Os ‘intrusos’, até então, haviam sido o Avaí Kindermann (2014 e 2020) e o Internacional (2022). Mas nenhum clube fora do eixo conseguiu ser campeão. Agora, as Cabulosas têm a chance de derrubar esse tabu.
Na final, o adversário será um velho conhecido: o Corinthians, maior campeão da competição, com seis títulos. O confronto promete ser histórico, colocando frente a frente o clube mais vitorioso do futebol feminino e a grande sensação da temporada, que tem sido exemplo no país inteiro de gestão e apoio da torcida.
Campanha das Cabulosas
Na primeira fase, o Cruzeiro teve desempenho impecável, com 80% de aproveitamento: 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota – justamente para o Corinthians. Foram 35 gols marcados e 15 sofridos.
Nas quartas de final, o time eliminou o Red Bull Bragantino: empate por 0 a 0 na ida, em São Paulo, e vitória por 2 a 0 na volta, no Independência.
Na semifinal, o Cruzeiro venceu o Palmeiras por 3 a 1 na Arena Barueri e, em casa, mesmo com a derrota por 2 a 1, confirmou a vaga para a decisão com apoio de um público recorde no Independência.
Quando será a final?
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu oficialmente as datas e os horários da decisão, mas os dois próximos domingos (dias 7 e 14 de setembro) estão reservados para os confrontos da grande final.