A competição que começou ontem (9), vai até dia 15 deste mês.
Começou na manhã de ontem (9), o 5º Campeonato Pan-Americano de Parapente. A competição, que é uma espécie de corrida de parapentes, conta com a participação de 128 pilotos e vai até dia 15 deste mês.
A disputa é categoria 1 da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), o órgão é o equivalente a Fifa dos esportes aéreos, e é o responsável por definir as regras válidas mundialmente, selecionar os atletas que vão participar da disputa e escolher as cidades que vão sediar as competições. O brasileiro Renato Tsukamoto é membro do júri internacional da FAI e está em Valadares para avaliar a organização do evento. “É uma satisfação para FAI que Governador Valadares tenha se disposto a hospedar um evento desta natureza. É uma celebração para todo mundo poder voar depois de uma pandemia. Estamos avaliando o evento e se for bem sucedido credencia a cidade para sediar outras competições”.
O piloto cubano Carlos Avila por pouco não fez sua estreia no Pan-Americano. “Quando fui fazer o check-in do voo de Miami para BH, descobri que há dois meses cancelaram o voo e não me avisaram. Pedi o primeiro voo para o Brasil e o atendente me questionou para qual lugar do Brasil eu queria ir, porque o país é grande. Respondi que para qualquer lugar. Ele falou que tinha um voo saindo em uma hora para o Rio. Embarquei neste voo e chegando no aeroporto comecei a gritar: ‘alguém sabe como faço para chegar em Valadares?’. Todo mundo achou que eu era louco, mas me colocaram em um táxi para a rodoviária. Apesar do aperto inicial, até que funcionou bem e foi rápido. Estou encantado em como o governo apoia bastante o esporte aqui”.
O paulistano Paulo Milko veio de Boston (EUA) para voar como biruta na competição. “O biruta é o piloto que decola antes do início da prova para avaliar as condições climáticas. Caso estejam ruins avisamos a organização e o juiz geral toma decisão de quanto tempo vai aguardar para declarar que a ‘janela está aberta’ (quando autoriza as decolagens) e os pilotos aguardam no ar a largada (start) e se tiver ruim, dependendo da condição cancelam a prova. Eu acho ótimo poder ser biruta porque mesmo sendo um piloto intermediário posso voar e ter acesso a toda a estrutura que os participantes da competição têm”, contou.
Prova de hoje
A prova de hoje foi de 71,4 km passando por São Geraldo Tumiritinga, Santa Cruz de Galileia e goal na fazenda Geraldo Farias. A disputa pode ser acompanhada em tempo real pelo site: https://lt.flymaster.net/bs.php?grp=4312 ou pelo canal do You Tube do FreeFligttv onde comentaristas narram e explicam a prova. Os resultados saem a partir das 17h30 no site: valadaresparapente.com