Ciclo global da água está cada vez mais extremo, alerta relatório da ONU

0
4
Baixos níveis de água no Rio Amazonas na comunidade da Macedônia, departamento do Amazonas, Colômbia, em 2 de outubro de 2024 • Foto: Luid Acosta/AFP/Getty Images/File via CNN Newsource

Organização Meteorológica Mundial aponta que mudanças climáticas estão causando uma quantidade maior de secas e inundações em todo o planeta

O ciclo global da água se tornou “cada vez mais errático e extremo”, com oscilações bruscas entre secas e inundações, o que representa grandes problemas para economias e sociedades, de acordo com um relatório publicado na quinta-feira (18) pela OMM (Organização Mundial de Meteorologia), agência especializada da Organização das Nações Unidas.

É difícil quantificar o custo econômico total de um ciclo hidrológico cada vez mais errático, mas inundações isoladas no ano passado causaram bilhões em prejuízos, disse Uhlenbrook. A mudança na disponibilidade e no acesso aos recursos hídricos também pode “alimentar tensões e conflitos”, acrescentou.

“A água sustenta nossas sociedades, impulsiona nossas economias e ancora nossos ecossistemas”, afirmou Celeste Saulo, secretária-geral da OMM, em um comunicado.

“E, no entanto, os recursos hídricos do mundo estão sob crescente pressão e — ao mesmo tempo — riscos mais extremos relacionados à água estão tendo um impacto crescente sobre vidas e meios de subsistência.”

Com informações do Portal CNN

- Publicidade capital -