A proposta de Tarifa Zero para o transporte coletivo que está sendo defendida pelo candidato a prefeito Léo Monteiro (PT) para Governador Valadares tem como base a idéia de oferecer transporte público gratuito e universal, semelhante ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto busca transformar o transporte coletivo em um direito social garantido pelo poder público, reforçando que, assim como saúde e educação, o acesso à mobilidade é essencial para a população.
A proposta de Tarifa Zero, inspirada no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), será subsidiada pelas três esferas de governo — União, Estado e Município. Essa estrutura de financiamento busca garantir a sustentabilidade do projeto e a viabilidade do transporte público gratuito e universal em Governador Valadares.
Conforme a cartilha do projeto, a Constituição Federal de 1988 já reconhece o transporte como um direito social, mas as ações oferecidas atualmente por União, estados e municípios não atendem de forma satisfatória às necessidades da população. A proposta de Léo Monteiro visa suprir essa carência, promovendo uma política de gestão pública que prioriza a mobilidade acessível e gratuita.
A Tarifa Zero seria implementada como uma política pública destinada aos cidadãos de baixa renda usuários do transporte coletivo com o objetivo de reduzir desigualdades e garantir que o transporte não seja um obstáculo para o acesso ao trabalho, educação e outros direitos. Segundo Léo Monteiro, essa política vai beneficiar o cotidiano dos trabalhadores, estudantes e desempregados.
O candidato propõe que o financiamento do projeto venha de uma reestruturação na arrecadação de impostos e da destinação de recursos que atualmente subsidiam o transporte. Além disso, o projeto é apresentado como um modelo que poderá ser replicado em outras cidades, especialmente nas eleições municipais, defendendo uma gestão pública que foque no bem-estar social.
O desafio de viabilizar a Tarifa Zero em Governador Valadares se relaciona, portanto, com a reorganização de recursos públicos e a garantia de que esse direito fundamental seja efetivamente acessível a toda a população.
O candidato a prefeito Léo Monteiro (PT) registrou essa proposta em seu Programa de Governo, consolidando-a como uma de suas principais bandeiras para as eleições municipais. A proposta é uma resposta às necessidades crescentes da população por um transporte público acessível e de qualidade, permitindo que todos, independentemente de renda, tenham acesso a deslocamentos gratuitos pela cidade.
Ao lado de Léo Monteiro, o médico Dr. Luciano (PDT), que compõe a chapa como vice-prefeito, endossa o projeto, trazendo sua visão da importância de políticas públicas inclusivas que beneficiem diretamente a população. Com foco em uma gestão integrada entre saúde, transporte e outros direitos sociais, a candidatura busca transformar Governador Valadares em um modelo de cidade com acesso facilitado a serviços essenciais.
Além de promover inclusão social, a Tarifa Zero pretende impactar positivamente o desenvolvimento econômico da cidade, uma vez que a gratuidade do transporte permitirá que mais pessoas possam se deslocar para trabalhar, estudar e acessar serviços de saúde e lazer, sem o peso dos custos de transporte.
O financiamento, conforme delineado no programa, viria de uma reorganização fiscal que incluiria recursos repassados pela União, o Estado de Minas Gerais e o município, com o intuito de criar um sistema robusto e autossustentável.